Mais de 300 atletas participaram da 1ª Corrida de Nova Venécia, realizada na tarde do último sábado, dia 27, como parte da programação da festa de 65 anos do município. O percurso feito pelos participantes foi de sete quilômetros, com início na Praça Adélio Lubiana.
Durante a corrida, cada atleta contou com um chip que marcou os locais pelos quais passaram durante o percurso, até o registro no ponto de chegada.
O vencedor geral da competição, na categoria masculina, foi José Messias da Silva, de Barra de São Francisco, que completou a prova em 24 minutos e 47 segundos. Também foi premiado o esportista que ficou na primeira colocação entre os atletas de Nova Venécia, Ademir Pacanhã Baiolotti, com a marca de 25 minutos e 7 segundos. Já na categoria feminina, a grande vencedora foi a veneciana Amábile Marques de Oliveira, que levou junto a premiação entre as atletas do município.
Competidores de vários municípios do estado participaram. Os vencedores de cada categoria ganharam troféu. Todos os atletas foram agraciados com medalha de participação.
O evento foi realizado pela Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Esportes.
Ideia é que corrida aconteça todo ano
O município está elaborando um projeto para encaminhar à Câmara de Vereadores, visando criar uma lei para que a Corrida de Nova Venécia aconteça todo ano, incentivando a prática do atletismo. “Temos esportistas de todos os segmentos em Nova Venécia e alguns atletas daqui já se destacaram até fora do nosso estado. Estamos criando algo para incentivar ainda mais os nossos atletas”, disse o secretário de Planejamento e presidente da Comissão de Festa, Edson Marquiori.
A proposta é incluir a prova no calendário estadual esportivo, para que também possa somar pontos para o ranking estadual. A ideia é que a corrida aconteça sempre na segunda quinzena do mês de abril de cada ano. O secretário de Esportes, Edson Zaché, o Kiabinho, falou da iniciativa. “Independente de festa ou não, queremos realizar a Corrida de Nova Venécia todos os anos e inserir mais essa ação em nosso calendário esportivo”, finaliza.