Festa da Cidade de Nova Venécia tem balanço positivo em todos os aspectos

Um evento organizado, de confraternização e muita alegria é o que traduz os quatro dias de festa em comemoração aos 65 anos de Nova Venécia. Cerca de 100 mil pessoas compareceram ao Parque de Exposições Luiz Henrique Altoé, de 25 a 28 de abril, dispostas a dançar, fazer amizades, brincar, participar de cursos e se divertir da melhor maneira possível.

Organizadores da festa se reuniram com a imprensa e mostraram satisfação com o resultado

Pode-se dizer que Nova Venécia protagonizou uma das melhores festas já realizadas durante esses 65 anos de história. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou shows diários com atrações nacionais e locais, e com as parcerias do Governo do Estado, Seag, Câmara de Vereadores de Nova Venécia, Coopeavi/Veneza, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Patronal Rural, Incaper, Idaf, Lions Club, imprensa e comerciantes, organizou exposição agropecuária, concurso leiteiro, leilão de animais, rodeio, parque de diversões, eventos esportivos, assim como toda a estrutura de segurança, dando todo o suporte e tranquilidade aos participantes.

Vale ressaltar que, além da organização, todos os eventos da programação protagonizaram ótimos resultados. Na última terça-feira (30), membros da comissão de festa e organizadores se reuniram na sala de reuniões da Prefeitura para apresentar um balanço feito em cada área.

Exposição agropecuária e leilão

Além de agradar o público visitante, a maioria dos animais expostos nos pavilhões foi comercializada para produtores locais, de outras cidades e até estados.

O leilão de animais também ficou na história. De acordo com um dos organizadores, José Carlos Tagliaferre, todos os animais foram comercializados. “Tivemos gado de leite e corte, além dos carneiros. Ao todo, foram mais de 500 animais comercializados. Um recorde de vendas na exposição de Nova Venécia, movimentando todo o segmento agropecuário. Estou recebendo mensagens de elogios de produtores de várias regiões a todo momento”, afirmou Tagliaferre.

Copa de Marcha

A 2ª Copa de Marcha Especializada de Nova Venécia, realizada no domingo, dia 28, agradou os participantes. Com cerca de 30 animais registrados e outros 80 não registrados, o evento foi um grande ponto de encontro para criadores do mangalarga marchador. “O mais bacana foi a socialização entre as pessoas. Tivemos participantes do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Além do lazer e interação entre as pessoas. Foram feitos vários negócios entre os criadores e amantes do mangalarga marchador. O evento em geral foi muito bem organizado. Só temos elogios a fazer”, disse um dos organizadores, Paulo Maestri.

Comércio Fortalecido

Outro setor bastante beneficiado pela Festa da Cidade de Nova Venécia foi o comércio. Mesmo sem ainda ter feito um levantamento preciso, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) afirmou que praticamente todos os segmentos registraram aumento considerável nas vendas. “As ruas de Nova Venécia ficaram movimentadas. Supermercados, padarias, lanchonetes, pizzarias, sorveterias, bares, restaurantes, como também o aumento de clientes nos salões de beleza, lojas de roupas, hotéis, alugueis de imóveis entre outras atividades que fortalecem a economia do município, tudo isso registrou aumento nas vendas. O evento gera renda, empregos temporários e estimula o empreendedorismo”, concluiu a presidente da CDL de Nova Venécia, Célia Hoffman.

Concurso Leiteiro

O 30º Concurso Leiteiro da Coopeavi/Veneza registrou o melhor índice de produção da história, com a média diária de 56.624 quilos de leite produzidos pela vaca campeã na categoria Vaca Livre. Além disso, aconteceram disputas em outras duas categorias: Novilha Livre e 35 kg.

Ao todo, 18 produtores rurais participaram levando 25 animais. “O concurso teve o objetivo de estimular as boas práticas na ordenha e os cuidados sanitários do produtor com o rebanho. Conseguimos atingir as nossas metas e reunir nossos produtores que abrilhantaram o evento. Quero agradecer a organização, na pessoa do secretário de Obras, Sebastião de Sá, pelo empenho em deixar tudo muito bem organizado. Foi tudo conforme o esperado e os nossos produtores saíram muito satisfeitos e fortalecidos”, disse Erik Juliano Zottele Pagung, diretor de Assuntos Lácteos da Coopeavi/Veneza e organizador do Concurso Leiteiro.

A segurança

Muitos elogios também no tocante à segurança do local. Além de profissionais terceirizados, a Polícia Militar esteve presente em massa durante todo o evento. O prefeito Lubiana Barrigueira destacou a dedicação e o empenho dos militares. “Quero agradecer de forma especial todos os policiais militares que garantiram a nossa segurança durante todo o evento. Nenhuma ocorrência grave foi registrada e isto se deve à presença constante da PM, que manteve a ordem em todos os eventos e shows”.

Corpo de Bombeiros

Profissionais do Corpo de Bombeiros e carros da corporação também estiveram presentes no Parque de Exposições durante toda a festa, garantindo maior objetividade, reduzindo o tempo de resposta no atendimento de primeiros socorros, na fiscalização e na prevenção de acidentes.

Agradecimentos aos funcionários

A Prefeitura de Nova Venécia e a comissão de festa agradece a todos os funcionários e envolvidos que de alguma forma trabalharam na organização do evento com limpeza e montagem geral das estruturas e barracas. A dedicação de cada um resultou no sucesso do evento.

Pesquisa aponta satisfação do público

Uma avaliação da Festa de 65 anos de Nova Venécia, feita pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, mostra que o público aprovou o evento. O levantamento analisou organização, espaço físico, atrações, divulgação, entretenimento, cultura, gastronomia, entre outros.

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 a 28 de abril, entre 9h e 23h, durante o evento. Foram entrevistadas 100 pessoas de forma aleatória. Foram ouvidos moradores de Nova Venécia, São Gabriel da Palha, Vila Pavão, São Mateus, Jaguaré, Pinheiros, Boa Esperança, Guarapari, Mucurici, Nanuque-MG e Mucuri-BA.