Obra da creche do bairro Aeroporto segue em ritmo acelerado

Retomada no mês de maio deste ano, a obra da creche do bairro Aeroporto, em Nova Venécia, segue em ritmo acelerado. No local já foram finalizadas algumas salas de aula e outras repartições.

De acordo com o proprietário da empresa Alma Capixaba Construtora, Julio Cézar Teixeira, responsável pela obra, mais de 70% já foi concluído no local. “Já finalizamos todo o revestimento das salas de aula, banheiros e corredores. Teto e paredes já foram cem por cento emassados. Rede de água e esgoto, tudo executado. Faltam a parte elétrica, instalações de esquadrias, o piso e pintura que são os últimos”, afirma.

A estrutura terá capacidade para atender 188 crianças, com idade entre zero e cinco anos, em tempo integral. A creche conta com dez salas de aula, uma sala multiuso, playground, pátio coberto, fraldário e lactário, além da parte administrativa: almoxarifado, direção, secretaria, sala de professores, despensa, cozinha e lavanderia.

O investimento total passa de R$ 2,1 milhões. Os recursos são provenientes do Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), oriundo do Programa Pró-Infância, em parceria com o município. O projeto foi elaborado pelo próprio Governo Federal, que possui um padrão de construção desse modelo de creche.

Para o prefeito, Lubiana Barrigueira, é mais uma ação voltada para a melhoria na qualidade de vida dos moradores. “O bairro Aeroporto é um dos mais novos do município e estamos focados em levar infraestrutura para lá. Esta creche vai facilitar, e muito, a vida daqueles que têm filhos pequenos e hoje precisam se deslocar para outros bairros. Na época o loteamento do bairro Aeroporto foi feito de forma irregular, sem que os proprietários fizessem o que é de responsabilidade, que é colocar infraestrutura. Hoje nos deparamos com muitas questões, desde financeira até burocrática, que dificultam fazer tudo de uma vez, mas estamos empenhados e fazendo o que temos perna para alcançar. Essa creche é mais um grande investimento. Há poucos dias iniciamos a obra de drenagem pluvial para acabar com os transtornos dos alagamentos para, posteriormente, buscarmos a tão almejada pavimentação que, inclusive, já temos o projeto elaborado”, frisa o chefe do executivo veneciano.

O prazo previsto no contrato para conclusão da creche é de um ano, ou seja, até maio de 2020.

Obra retomada em maio

A obra ficou um período paralisada porque a primeira empresa responsável pediu o cancelamento do contrato. Foi preciso fazer nova licitação para a conclusão porque somente uma empresa havia participado do primeiro processo licitatório e não havia um segundo colocado para assumir o restante.