Vice-governadora participa das comemorações dos 65 anos da Ufes em São Mateus

A vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes, participou da solenidade de comemoração dos 65 anos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), realizada na noite desta terça-feira (7), no Auditório Central do Campus de São Mateus. Na cerimônia foram lançados o selo e o carimbo comemorativos de aniversário da instituição.

Também participaram do evento: o reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, o diretor e a vice-diretora do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), Luiz Antônio Favero Filho e Ana Beatriz Brito, respectivamente.

Em seu discurso, a vice-governadora reafirmou o compromisso do Governo do Estado em favor do ensino público. Jaqueline Moraes buscou na frase de Galileu Galilei, uma forma de apoio à educação brasileira: “De todos os ódios, nenhum supera o da ignorância ao conhecimento”.

Estudantes realizaram um protesto durante o evento contra o corte de verbas nas instituições federais de ensino. Jacqueline Moraes, que também é estudante do Ensino Superior, afirmou que não é favorável ao contingenciamento de verbas na área da educação.

“Tenho uma filha de 17 anos que estuda em escola publica e sonha passar no vestibular de uma universidade Federal. Desta forma, nunca vou poder concordar com 30% de corte na educação”, afirmou a vice-governadora.

O professor do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (UFG), Fernando Pelegrini, encerrou a programação da noite com uma palestra sobre o tema “O desenvolvimento da ciência e da tecnologia brasileira e perspectivas futuras”.