A base do Serviço Móvel de Urgência Avançado (SAMU 192) em Nova Venécia começou a operar nesta segunda-feira (18) com duas ambulâncias disponíveis (uma básica e outra avançada), 24 horas por dia. A estrutura fica anexo à UPA 24 Horas, onde hoje funciona o Centro de Referência para Covid-19, na Vila Olímpica.
As primeiras equipes iniciaram o plantão hoje. Na ambulância básica, atuam um motorista socorrista e um técnico em enfermagem. Já na ambulância avançada, que é equipada com UTI, atuam um motorista socorrista, um enfermeiro e um médico.
O SAMU atende casos graves com o transporte de pacientes para hospitais. A população pode acessar os serviços do SAMU pelo telefone 192, quando são prestadas orientações por técnicos sobre as primeiras ações e coletadas as primeiras informações sobre as vítimas e a localização. A finalidade é prestar socorro à população em casos de risco à vida, realizando atendimentos em residências, locais de trabalho e vias públicas.
A unidade do SAMU de Nova Venécia é uma das 11 geridas pelo Consórcio Cim Norte. Os outros dez municípios são Vila Pavão, Boa Esperança, Pinheiros, Montanha, Mucurici, Ponto Belo, Pedro Canário, Conceição da Barra, São Mateus e Jaguaré.
O presidente do Cim Norte, prefeito de Pinheiros – Arnóbio Pinheiro, fala do início das atividades. “Nós sonhamos, nós lutamos e nós estamos entregando este sonho aos moradores da nossa região. Ainda é pouco. Vou continuar lutando para o aprimoramento do setor da saúde pública dos municípios do Consórcio Cim Norte, tanto como prefeito como presidente da instituição”, salienta.
Os custos de manutenção e serviços da base são divididos entre o Governo do Estado, Prefeituras e coordenado pelo Cim Norte. A estrutura da base em Nova Venécia conta com camas para descanso, sala, banheiros e uma pequena cozinha para refeições.
Funcionamento
Cada um dos 11 municípios beneficiados que integram o Consórcio Cim Norte conta com uma base do SAMU e uma ambulância básica. Entre eles, Nova Venécia, São Mateus e Montanha possuem, também, uma ambulância avançada, equipada com UTI.
Nos casos em que um município precisar de um atendimento com a ambulância UTI ou se a do local estiver atendendo outra ocorrência, o atendimento é feito com a equipe da base mais próxima, sugerida pela Central. Duas equipes atuam no revezamento dos plantões em cada base.
SAMU
O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. O SAMU realiza os atendimentos às urgências pré-hospitalares em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, e conta com equipes que reúnem médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.
O serviço 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.