A senhora Noêmia Maria Francisca de Jesus, 89 anos, foi a primeira pessoa a receber a dose da vacina CoronaVac, em Nova Venécia. Ela foi vacinada às 15h30 desta quarta-feira (20). “Estava esperando há muito tempo essa vacina. Agora estou me sentindo mais segura. Quero agora que todos possam ser vacinados também”, disse dona Noêmia.
As vacinas chegaram ao município por volta das 15h20. O primeiro local de vacinação foi na Casa do Vovô. No local foram vacinados todos os idosos e funcionários, totalizando 46 doses aplicadas.
Em seguida, as vacinas foram levadas ao Centro de Enfrentamento à Covid-19 e iniciada a vacinação aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus. A técnica de enfermagem, Maria da Penha Baldotto Zen, 61 anos, foi a primeira profissional imunizada. “Estou muito confiante e esperançosa. Esse é o caminho que vai trazer de volta a segurança para toda a população”, afirmou.
Nova Venécia recebeu 252 doses da vacina para imunizar 126 pessoas, já que cada paciente deve receber duas doses.
Nesta primeira fase, o grupo prioritário envolve idosos da Casa do Vovô e profissionais da Saúde que atuam no enfrentamento direto ao coronavírus, como no Hospital São Marcos, Centro de Referência para Enfrentamento à Covid-19 e setor de vacinação.
Procedência
A vacina CoronaVac é produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac, e liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – a Anvisa.
“A vacina é eficaz e a população precisa aderir à imunização. É importante que, quando chegar o momento de vacinar o público, todos tomem a vacina sem receio para que toda a população volte a viver em segurança”, finaliza Larissa Dourado Araújo.