Veterinário do Idaf de Nova Venécia alerta para fim do prazo de vacinação contra febre aftosa

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) alerta para o fim do prazo para vacinar bois e búfalos, de até dois anos de idade, contra a febre aftosa. O prazo para o produtor imunizar o rebanho vai até a próxima terça-feira (31).

A decisão de não prorrogar a primeira etapa de vacinação foi definida pela Equipe Gestora Estadual do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa, composta por entidades que representam a agropecuária capixaba, entendendo que neste ano, não há fatores externos que comprometam a execução da primeira etapa, que são 31 dias.

O médico Veterinário do Idaf de Nova Venécia, Thiago Viana, alerta para a necessidade de vacinar o rebanho e chama a atenção para a falta da vacina em Nova Venécia. “É preciso ressaltar que não vai haver prorrogação da vacinação. Vai se encerrar em 31 de maio. A multa começa em R$500,00 por cabeça de animal que não for vacinado. Estamos nos últimos dias e lembramos que aqui em Nova Venécia não encontramos mais a vacina em nenhuma loja e o produtor precisa buscar em algum município vizinho”, alerta o veterinário.

O produtor que não vacinar seu rebanho pode ser autuado e também não poderá emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) até regularizar a situação. Quem tiver alguma dúvida pode entrar em contato junto ao escritório do Idaf de Nova Venécia: (27) 3752 9380.