Sesa reforça orientações aos diretores hospitalares sobre novo coronavírus

Em reunião com a equipe da Assistência em Saúde, nessa terça-feira (04), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, reforçou às orientações aos diretores hospitalares da rede própria, filantrópicos e de Organizações Sociais em relação aos cuidados relacionados ao novo coronavírus. Na ocasião, foi discutido o Plano Estadual de Enfrentamento e Controle da doença desenvolvido pela Secretaria da Saúde (Sesa), seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

Durante a reunião o secretário ressaltou a importância de se atentar às informações oficiais. No Estado, as informações são analisadas pelo Centro de Operações Estratégicas (COE), que desde a última semana de janeiro pactuou com os municípios o Plano de Resposta às Emergências. O plano reúne as medidas necessárias para atuação dos serviços de saúde em todo Estado no controle da doença.

Segundo Nésio Fernandes é comum nesta época do ano sintomas respiratórios, em especial às crianças. Além disso, há outras doenças circulando, assim como a dengue, cuja febre está presente, um dos sintomas do novo coronavírus. “O fundamental é que consigamos tratar com qualidade todo e qualquer dado que seja divulgado”, disse.

Entre as orientações dadas aos profissionais de saúde, apresentadas pela representante da Assistência em Saúde, Rubia Gonçalves, está a relação dos equipamentos de proteção individual (EPI). “O nosso cuidado, enquanto gestão hospitalar, é em relação ao uso dos EPI em nossas unidades para fortalecer a nossa assistência, e também, buscar dentro das unidades dividir informações com as equipes multidisciplinares sobre a segurança do paciente e do profissional”, afirmou.

Além da pauta sobre o novo vírus, também foram discutidos assuntos sobre regulação de leitos, a expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e a atualização de dados hospitalares, por meio do sistema Epimed. “É importante alinharmos os dados que são apresentados, pois é a partir deles que estaremos monitorando o desempenho das unidades de cada estabelecimento hospitalar”, explicou o secretário.

Estiveram presentes, além dos diretores hospitalares, os subsecretários Quelen Tanize Alves da Silva, Tadeu Marino, Fabiano Ribeiro, Gleikson Barbosa e os superintendentes de saúde das quatro regiões.