Prefeito de São Gabriel, Tiago Rocha, anuncia estratégias para a segurança nas escolas

O prefeito de São Gabriel da Palha, Tiago Rocha, realizou uma coletiva de imprensa em seu gabinete nesta quarta-feira (12/04) a fim de esclarecer a população gabrielense em relação à segurança nas escolas e apresentar detalhadamente um plano de ação: o Programa Escola + Segura. O momento contou com a participação do Coronel Wagner Borges, da Secretária de Educação Marlene Teixeira, Secretária de Assistência Social Marcela Rossoni e representantes dos Agentes de Trânsito.

O programa Escola + Segura tem o intuito de servir de apoio às unidades escolares do município de São Gabriel da Palha, direcionado a questões relacionadas à segurança tanto no ambiente escolar quanto no seu entorno, envolvendo toda a comunidade, forças policiais e poderes executivo, legislativo e judiciário. O plano de ação será dividido em três fases:

O prefeito concedeu uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (12) para falar sobre o assunto

Fase 1: imediata
Nomear uma comissão de segurança, composta por servidores do município, cuja principal finalidade será garantir a ordem e segurança nas escolas, localizando assim, um servidor em cada escola.
– Intensificar o policiamento com abordagens/ronda policial próximo às escolas em parceria com a Polícia Militar.
– Os agentes de trânsito municipal intensificarão as rodas periódicas nas escolas do município, em especial nos períodos de entrada e saída dos alunos.

-Solicitar junto ao governo do estado atendimento do 190 para Polícia Militar de São Gabriel da Palha.
– Ampliar a central de videomonitoramento, passando a ser monitorada em tempo integral, acompanhando o funcionamento das escolas.

Fase 2: nos próximos 30 dias
Criar um protocolo de segurança nas escolas.
– Contratar um estudo para viabilidade e logística de segurança nas escolas.
– Contratar estudo sobre a viabilidade da guarda municipal.
Montar estudo para viabilidade de colocar detector de metais nas escolas.
– Fazer um projeto de lei para criar cargo/assim permitindo contratar profissional com expertise em segurança para operar na central de videomonitoramento.
– Protocolar projeto de lei que permite contratar PMs e bombeiros da reserva para segurança nos municípios.
– Dialogar com o estado para aumentar o quantitativo indenizador suplementar de escala operacional (ISEO0) para militares e policiais civis do Espírito Santo.
– Instalar comunicação via rádio ou instalação do botão do pânico entre central de videomonitoramento/polícia militar/escolas da região.

Fase 3:
Montar um treinamento de capacitação, de como agir em situação de emergência e violência para o corpo técnico escolar e alunos (parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Batalhão e Polícia Civil).
– Fazer um projeto de lei para implementar secretaria ou subsecretaria de segurança pública e defesa civil.
– Proposta para criar GGI-M (Gabinete de Gestão Integrada), o GGI-M não gerencia projetos, mas tem como missão identificar oportunidades e alternativas de ação que permitam a melhor coordenação dos diversos esforços com o objetivo de produzir segurança pública a partir da prevenção e repressão ao crime e à violência de maneira mais efetiva e integrada.
– Repasse para conselho de segurança pública.
– Campanha sobre conscientização da importância da participação da família na vida escolar do aluno.

É fundamental destacar que o município de São Gabriel da Palha não está no radar de nenhum ataque. Além disso, é importante ressaltar que a cidade está em constante evolução, e de acordo com o desenvolvimento das ações, deverá se tornar a primeira cidade do Norte do estado a receber o Selo Escola Segura em uma de suas instituições de ensino.

Essa conquista demonstra o compromisso da cidade em garantir a segurança de seus cidadãos e promover um ambiente escolar saudável e livre de violência. Por fim, segundo as palavras do próprio coronel Coronel Wagner Borges,São Gabriel da Palha está na vanguarda da segurança, o que confirma o sucesso das estratégias adotadas para garantir a tranquilidade e bem-estar da população.

“Quero deixar claro que estamos comprometidos em garantir a segurança de nossas crianças, adolescentes e funcionários que frequentam nossas escolas. Temos trabalhado incansavelmente dentro da legalidade permitida para implementar ações que possam oferecer um ambiente mais seguro para todos. Estamos fazendo o possível para garantir a integridade física e emocional de nossos alunos e colaboradores. A educação é uma prioridade para nós e a segurança é um fator fundamental para que nossas escolas continuem sendo um espaço de aprendizado e crescimento para nossos jovens”, disse Tiago Rocha.