Feira da Coopeavi promete movimentar setor agro em Nova Venécia

Nos dias 5 e 6 e julho

A Feira da Coopeavi promete movimentar o setor agropecuário com a participação de produtores rurais aproveitando grandes oportunidades durante um dos maiores evento de capacitação e negócios do cooperativismo agro capixaba.

Pela primeira vez na história, o evento da Coopeavi acontece no município de Nova Venécia, região Noroeste do Espírito Santo. A Feira será nos dias 5 e 6 de julho, no Parque de Exposições, Luiz Henrique Altoé.

Durante os dois dias haverá palestras com temas atuais ligados ao agro e espaços para negócios e lazer para produtores rurais e familiares. A expectativa é de que cerca de 2 mil pessoas participem.

Mantendo a tradição de disseminar conhecimento, a Feira também terá uma programação recheada com a realização de palestras, workshops, cursos e capacitações, com temas que vão abordar o cooperativismo, produção de leite, café conilon, entre outros assuntos.

“Nosso principal objetivo é aproximar as oportunidades dos produtores rurais”, afirma Denilson Potratz, presidente da Coopeavi.

O evento recebe grande apoio da Prefeitura de Nova Venécia que está cedendo o espaço para realização em prol dos produtores da região e por acreditar no cooperativismo. No local também funcionará uma praça de alimentação e atividades recreativas.

Detalhes da Feira podem ser acessados no site do evento: www.feiracoopeavi.com.br.

Animais da Faeve serão expostos

A Fazenda Experimental Veneza (Faeve) estará presente na Feira da Coopeavi com a exposição de animais com perfil do que há de mais apurado em genética voltada para a atividade leiteira. Foram selecionadas fêmeas girolando meio sangue (1/2), três quartos (3/4) e cinco oitavos (5/8), sendo novilhas prenhas e bezerras, que serão disponibilizadas para comercialização durante o evento, que acontece nos dias 5 e 6 de julho.

Fêmeas girolando meio sangue (1/2), três quartos (3/4) e cinco oitavos (5/8) estarão disponíveis para comercialização

Os animais são provenientes de propriedades de próprios cooperados e da região sul de Minas Gerais, com excelente capacidade de produção. “O potencial genético dos exemplares da Faeve está entre os melhores da região, quando se fala em aptidão para leite. O produtor sabe identificar e reconhecer um animal com esse potencial. Esperamos grande número de produtores durante a Feira e acredito que, mais uma vez, vamos ter sucesso com o nosso propósito. A Faeve hoje é um grande centro de recria modelo em todo o estado e até no país”, disse diretor executivo de lácteos da Coopeavi/Veneza, Erik Juliano Zottele Pagung.

Touros Pró-genética

É grande a expectativa para a realização da Feira de Touros Pró-genética, que vai acontecer no dia 5 de julho, durante a Feira da Coopeavi, em Nova Venécia. Organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), a ação é uma ótima oportunidade para produtores que querem garantir melhor produtividade do rebanho.

São animais de diversas raças e idade de até 42 meses

Na ocasião, serão disponibilizados para comercialização touros Puro de Origem (PO) e com Registro Genealógico Definitivo (RGD), Exame Andrológico (garantindo animais férteis e prontos para cobertura) e Exames Sanitário (Teste de Brucelose e Tuberculose). Os animais são de diversas raças e idade de até 42 meses.

Os produtores associados à Coopeavi terão oportunidade de fechar negócios aproveitando as condições únicas de preços especiais com financiamentos a juros baixos. Segundo o gerador de demanda bovinos na Coopeavi, Filipe Ton Fialho, a principal proposta é atender o pequeno e o médio produtor. “A ideia é facilitar para quem geralmente tem dificuldade em adquirir um animal reprodutor de qualidade. Por meio de financiamentos nessa Feira, a aquisição se torna possível”, afirma.

III Seminário de Pecuária de Leite do Norte/Noroeste do ES

Em parceria com a Associação de Criadores e Produtores de Gado de Leite do Espírito Santo (ACPGLES), Sebrae e Sistema OCB/ES, a Coopeavi/Veneza realizará durante a Feira, o III Seminário de Pecuária de Leite do Norte/Noroeste do ES.

A ação será uma ótima oportunidade para o produtor que busca aprimorar conhecimentos de práticas que contribuem para um melhor desempenho na atividade leiteira.

“Serão momentos para adquirirmos conhecimentos Palestras que vão trazer assuntos que refletem diretamente no dia a dia na atividade leiteira. Momentos como estes também são importantes para que o produtor saia da roça e se interaja com outros produtores. A cooperativa está aqui para auxiliar o produtor no que for preciso para produzir leite de verdade, ganhar dinheiro e ter qualidade de vida no campo. Por essas, e outras razões, convidamos todos os produtores que puderem para que participem conosco”, convida o diretor executivo de lácteos da Coopeavi/Veneza, Erik Juliano Zottele Pagung.

O evento – O Seminário de Pecuária de Leite do Norte/Noroeste do ES está em sua terceira edição e já é considerado de grande sucesso na cadeira produtiva de leite. O último evento, realizado em setembro de 2018, atraiu cerca de 500 produtores. Naquela oportunidade, os participantes assistiram palestras sobre: ‘O Conceito de Vaca Funcional’, ‘As Deficiências e Projeções da Cadeia Leiteira no País’ e ‘Os Desafios para os Novos Tempos.

Confira programação das palestras e workshops

Sexta-Feira – 05 de Julho

08h30 – Cooperativismo;

09h00 – Impacto da Qualidade do Leite para seu Negócio;

10h30 – A evolução da Atividade Leiteira pela Consultoria Técnica;

14h00 – Irrigação em Piquetes Rotacionados;

15h30 – Controle eficaz da cochonilha da roseta.

Sábado – 06 de Julho

09h00 – Fertilidade do solo para altas produtividades;

10h30 – Mitos e Verdades nos Sistemas de Filtragens;

14h00 – Como ser mais eficiente na fertirrigação?;

15h30 – Acúmulo de massa e nutrientes do café Conilon e o uso de ferramentas para recomendações.