Polpa cítrica: uma boa opção para substituir o milho em dietas de vacas leiteiras

Um dos principais alimentos utilizados em dietas de vacas leiteiras e importante fonte de energia é o milho. Porém, nos últimos anos o preço desse grão tem se elevado muito, obrigando o produtor a procurar outras fontes alternativas.

Uma opção que tem agradado muitos produtores de leite é a polpa cítrica peletizada, hoje em dia com alta disponibilidade no mercado brasileiro, o que tem tornado o subproduto uma fonte energética concentrada mais competitiva do que o milho.

A polpa cítrica é rica em pectina e fibra digestível, o que melhora o trabalho ruminal do animal. Além disso, possui teor de energia bastante semelhante ao do milho.

Alguns questionamentos colocam em cheque o valor energético da polpa cítrica, que é inferior, mas, ao mesmo tempo, alguns estudos (milkpoint) mostram que, com pastagem manejada intensivamente, apontam valor energético igual ou superior da polpa em relação ao milho, quando feita a substituição parcialmente na dieta.

“A polpa cítrica pode ser utilizada com segurança como substituto do milho na dieta de vacas em lactação, sempre que o preço for compensador”.