Cooabriel presente no 28° Encafé, no Rio de Janeiro

Representantes da Cooabriel participaram do 28º Encontro Nacional do Café (Encafé), realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), entre os dias 23 e 27 de novembro, no Rio de Janeiro. O Encafé é um encontro tradicional que reúne membros de todas as áreas da cadeia produtiva cafeeira, dos mais variados portes.

O evento é uma oportunidade de estreitar relacionamentos e fazer negócios. Na programação, os participantes acessaram conteúdos referentes ao cenário político e econômico, além das tendências e perspectivas sobre o mercado de café, incluindo o varejo, consumo, qualidade e sustentabilidade.

Somado a isso, os presentes puderam participar da Arena do Conhecimento, que ofereceu cursos, workshops, degustações orientadas e outras atividades, com o objetivo de proporcionar capacitação e novos conhecimentos aos participantes. Representaram a cooperativa no evento, o gerente corporativo de armazéns da Cooabriel, José Carlos de Azevedo e o gerente corporativo de mercado, Edimilson Calegari. “Estiveram reunidos representantes da indústria brasileira de café. Aconteceram muitas oportunidades para compartilhar informações e, além disso, foi possível acompanhar as tendências de mercado”, disse Calegari.

Um dos destaques no encontro foi a apresentação do padrão oficial de classificação do café torrado, que passa a vigorar em todo o território nacional, a partir de 1° de janeiro de 2023.

Elaborado a partir de um trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e representantes da indústria, o regulamento técnico estabelece padrões de classificação e define os requisitos de amostragem, identidade e qualidade, além do modo de apresentação e rotulagem. “No evento foram apresentadas muitas perspectivas para 2023 e a Cooabriel, enquanto indústria, já está se preparando para as mudanças que virão. Inclusive, além de todas as informações exigidas, a cooperativa incluirá nas embalagens do café Guardião, a tabela nutricional do produto”, explicou José Carlos.