Os técnicos prestadores de serviços que atendem pelo Programa de Melhoramento Genético, por meio de Fertilização In Vitro (FIV), desenvolvido pela parceria firmada entre Coopeavi e Sebrae, já estão em campo fazendo as primeiras fertilizações do ano de 2020.
Somente para esta primeira rodada estão confirmadas 350 prenhezes. Cada produtor pode contratar de três a dez fertilizações. No programa cabe ao cooperado arcar com apenas 30% do custo, o que equivale a R$390, que pode ser parcelado em até dez vezes, enquanto o Sebrae custeia os outros 70%. No contrato estão incluídos todos os insumos necessários para realizar os procedimentos.
Nos casos em que as prenhezes não forem confirmadas, o produtor não paga. Além disso, caso o número de confirmação exceda à quantidade contratada, o cooperado também não precisa pagar, ou seja, sai de graça.
O analista do Sebrae, Daywidson Stabenow, fala sobre o funcionamento e adesão ao programa. “O ganho é imenso para o produtor. É uma tecnologia cara e muitos não têm condições de arcar sozinhos. É aí que o Sebrae entra com essa forte parceria. Neste processo o melhoramento genético do animal é adiantado em apenas uma gestação, o que geralmente duraria até quatro ou mais, da maneira tradicional. Além disso, o produtor tem somente o trabalho de preparar os animais já que os técnicos fazem todo o processo. Para cada FIV, são necessários três animais disponíveis. Essa parceria chegou para encurtar a distância dos produtores de leite a um serviço de alta tecnologia, com um valor acessível”, afirma.
Os embriões utilizados são coletados de fazendas referência no Brasil em potencial genético para leite. São disponibilizadas FIV’s de animais girolando meio sangue e três quartos.
Ainda há vagas disponíveis. Os produtores interessados em participar devem procurar a Coopeavi.
Sucesso
O programa de melhoramento genético por meio de FIV, realizado desde 2017 pela Coopeavi junto ao Sebrae, tem ganhado força a cada ano, levando ao cooperado produtor de leite inovação tecnológica com foco na melhoria genética do rebanho.
No ano passado foram beneficiados 94 associados à Coopeavi, totalizando 697 prenhezes confirmadas, resultando em um investimento financeiro de R$ 801.550,00.