O engenheiro Civil da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Renée Lauret Cosme, esteve em Nova Venécia nesta terça-feira (29) para dar o primeiro passo na retomada das obras do projeto Caminhos do Campo, estendendo até a comunidade de Santo Izidoro.
Acompanhado do secretário de Planejamento, Edson Marquiori, e do secretário de Agricultura, Natalino Cassaro, o técnico da Seag percorreu todo o trecho em que foi acordado com o Governo do Estado para ser asfaltado, fazendo um levantamento prévio para poder dar segmento ao projeto.
Nova Venécia recebeu no final do primeiro governo de Renato Casagrande seis quilômetros de asfalto pelo projeto Caminhos do Campo, ligando a cidade até o trevo da APA Pedra do Elefante, passando por Santo Antonio.
O projeto previa que o asfalto continuasse até à Aaserdeq, contemplando mais quatro quilômetros de asfalto. Porém, o último governo engavetou e não deu continuidade à obra.
Agora, novamente com Casagrande à frente do Estado, o projeto entra nas pautas da Seag, e ainda melhor. Além dos quatro quilômetros que já estavam previstos na primeira etapa, o governo sinalizou que vai estender mais três, completando sete quilômetros no total, até o asfalto chegar à comunidade de Santo Izidoro, em frente à igreja, atendendo à reivindicação dos moradores da comunidade.
De acordo com Edson Marquiori, a estrada é uma importante via que atende, além da produção agrícola, o turismo rural. “Temos muitas famílias de produtores que utilizam aquela estrada como a principal via para escoar a produção e o asfalto chega para melhorar este acesso. Além disso, a APA é um dos principais pontos turísticos de Nova Venécia. Lá temos a centenária gameleira, o santuário da Mãe Peregrina, a Pedra do Elefante, a Fazenda Santa Rita, além de trilhas pela mata atlântica. A Aaserdeq também será beneficiada com esse projeto. Somos gratos ao governador Casagrande e ao nosso secretário de Estado da Agricultura, Paulo Folleto, que estão dando a atenção que a nossa região merece”, enaltece Marquiori.
Após os levantamentos, o engenheiro da Seag disse que o próximo passo é levar as informações colhidas, identificar o processo e o projeto junto à Seag, fazer as mudanças necessárias, para posteriormente retomar as obras.