Cartórios do ES poderão emitir carteiras de identidade

A partir desta terça-feira (1º), os cartórios do Espírito Santo poderão emitir carteiras de identidade. A ação faz parte de um convênio firmado entre a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) e o Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo (Sinoreg/ES).

A iniciativa tem o objetivo de facilitar ao cidadão capixaba o acesso ao serviço da carteira de identidade. Os principais benefícios são: facilitar a renovação ou 1ª via da carteira de identidade aos usuários dos serviços cartorários e acesso ao serviço em mais locais para população em geral.

O cartório será responsável por todo o procedimento de atendimento à população, o restante do processo continua interno da SPTC. A perita Oficial Criminal, Juliana Arósio Sales, do gabinete da Superintendência de Polícia Técnico Científica (SPTC), falou sobre a importância deste convênio. “A população será beneficiada com a facilidade de poder renovar ou emitir 1ª via do documento quando já estiver utilizando o serviço de algum dos cartórios conveniados, centralizando diversos serviços num mesmo lugar, poupando tempo e deslocamentos, ou ainda, que não seja usuária do serviço do cartório diretamente, poderá acessar o serviço de forma mais capilarizada.

Com esta maior capilaridade e melhor aproveitamento de mão de obra, espera-se que a população consiga agendar o serviço em menos tempo e consequentemente receber o documento de forma mais ágil e eficiente”, conta. Atualmente, a SPTC conta com 78 postos de identificação no Estado todo e a partir desta terça-feira (1º), 12 cartórios iniciam também o atendimento à população. Os cartórios cobram uma taxa de conveniência de aproximadamente R$ 40,00 para realizar o atendimento.