Café produzido em Chapadão do XV é o vencedor do 6º Concurso de Qualidade do Café Conilon de Linhares

O primeiro lugar na 6ª edição do Concurso de Qualidade do Café Conilon de Linhares foi para César Augusto Ghisolfi, da Fazenda Olhos d’Água, em Chapadão do XV, que garantiu o prêmio de R$ 5.000,00. O segundo lugar ficou com André de Souza Duda, de Santa Cruz de Terra Alta, e o terceiro com Erick Douglas Duarte Peruchi, de Baixo Quartel. “Primeiro ano que fizemos café especial e já alcançamos essa classificação. É um projeto que venho estudando desde 2019, com a chegada da minha irmã (Bárbara) que se prontificou a estar no projeto comigo. O carinho na produção, a atenção e a dedicação e ter estudado com orientação o que realmente é preciso ser feito para se alcançar um café de qualidade foi o diferencial para chegar aonde chegamos”, disse César Augusto, que garantiu nota 83,75.

O secretário de Agricultura de Linhares, Fabrício Fardin, pontuou que o café é responsável por 37% do PIB do Espírito Santo e fomentar a atividade com foco na qualidade dos grãos e a verticalização da produção são propósitos do concurso. “Os cafés bateram oito pontos e todos são considerados finos e de qualidade, e é a primeira vez que isso acontece em nosso concurso. Parabéns a todos os produtores. Sabemos que investir na melhoria de qualidade, tem proporcionado bons resultados para os cafeicultores e despertado interesse do mercado para os grãos especiais, e esse é um dos objetivos do Programa Linhares Coffee, gerar oportunidades para toda cadeia de café Conilon, principal fonte de renda de 80% das propriedades do Espírito Santo e isso não é diferente no nosso município”, disse o secretário de agricultura.

O concurso é uma realização da Prefeitura Municipal de Linhares, por meio do Programa Linhares Coffee, da Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura e Abastecimento, e recebe apoio institucional do Incaper, Olam, Syngenta, Sebrae e Sicoob.

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, disse que ano após ano o concurso vem gerando novas oportunidades, como os cafés especiais lançados no mercado pelos produtores motivados pelos resultados alcançados. O prefeito destaca que Linhares passará a ser a capital mundial do café solúvel com as instalações das empresas Café Cacique e Olam no distrito industrial de Bebedouro. “Fico honrado de observar os frutos do programa e a dedicação dos produtores em produzir um café de qualidade, gerando novas oportunidades ao verticalizar a produção. Isso traz dinamismo à economia e faz com que o nosso interior seja mais desenvolvido, com foco sempre nos cuidados com o meio ambiente e na sustentabilidade. Em breve seremos a capital mundial do café solúvel, trabalhando com o conilon que é produto da terra. Nosso foco é agregar valor, ao trazermos as indústrias para a cidade, por exemplo, sempre valorizando as nossas raízes”, comentou o prefeito.

Os Vencedores

1º lugar – César Augusto Ghisolfi. Nota: 83,75

2º lugar – André de Souza Duda. Nota 83,50

3º lugar – Erick Douglas Duarte Peruchi. Nota 83,00

4º lugar – Kissia Coutinho Campo Dal’Orto. Nota: 83,00

5º lugar – Alegna Joria Corteletti Ghisolfi. Nota: 83,00

6º lugar – Luciano Sartório Passamani. Nota: 82,75

7º lugar – Ediney Vergna. Nota: 82,25

8º lugar – Jonathan Venturini Giuriatto. Nota: 82,00

9º lugar – Geraldo Ginelli. Nota: 82,00

10° lugar – Zilca do Carmo Malanquini. Nota: 81,75.