Venecianos participam do encerramento do Projeto HorizontES em Extensão no Palácio Anchieta

Dezenas de produtores rurais de Nova Venécia, acompanhados por gestores municipais, foram para Vitória nesta sexta-feira (06) para participar da solenidade de encerramento do projeto HorizontES em Extensão, realizado no Palácio Anchieta. O evento também marcou as comemorações pelo Dia Nacional do Extensionista Rural e contou com a presença de autoridades, agricultores, técnicos, pesquisadores e extensionistas.

O secretário Municipal de Planejamento, Edson Marquiori, acompanhou o grupo que foi recepcionado pelo governador Renato Casagrande, a vice-governadora Jaqueline Moraes e pelo secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto. O presidente da Câmara de Nova Venécia, Juarez Oliose, e o secretário de Indústria e Comércio, Rômulo Baía, também estiveram presentes.

Na oportunidade, os produtores participaram da entrega das homenagens aos responsáveis por experiências de relevância para o desenvolvimento rural capixaba.

Casagrande ressaltou o trabalho do Governo do Estado voltado para a o desenvolvimento da agricultura, em especial, dos agricultores familiares. “É importante reconhecer cada iniciativa e decisão tomada pelas famílias, que se transformam em empresas, sindicatos e associações, mudando assim a vida das pessoas. Agricultura tem tudo a ver com educação. Antigamente, achavam que para trabalhar na agricultura não era preciso estudar e estar antenado com o que acontece no mundo, mas nós só vamos para frente, principalmente na agricultura familiar, se a gente tiver muita educação, investimento e equipamento. Para que possamos produzir mais utilizando cada vez menos recursos naturais, menos água, energia, solo, produto químico. Isso só se faz com educação e inovação”, destacou o governador.

O Projeto HorizontES em Extensão foi elaborado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), com o objetivo de mostrar 11 experiências de relevância para o desenvolvimento rural capixaba. O Incaper organizou a formação de uma comitiva com representantes de diversos órgãos da agricultura capixaba: Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag); Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa); Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes); e Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). Prefeituras e outras instituições em âmbito municipal também participaram das visitas.

Na ocasião, Edson Marquiori enfatizou o fortalecimento da agricultura no Estado e falou que Nova Venécia também desenvolve ações voltadas o fortalecimento da Agricultura Familiar. “Neste governo do Casagrande nos sentimos valorizados, com investimentos e olhares voltados para a agricultura e o interior. Somos muito gratos por mantermos esse diálogo direto com essa gestão que não mede esforços para entregar os melhores resultados à agricultura familiar do Espírito Santo. Em Nova Venécia trabalhamos também com o foco em políticas públicas no meio rural que fortalecem o pequeno produtor no campo, como é o caso do nosso Projeto Campo Vivo e estamos focados em continuar investindo no meio rural”, concluiu Marquiori.

Durante a solenidade, os agricultores receberam uma placa de homenagem, com a assinatura dos envolvidos nos trabalhos. As equipes dos Escritórios Locais de Desenvolvimento Rural do Incaper também receberam uma placa de agradecimento.