Vacinação contra influenza começa na próxima segunda-feira, 23

Vaccination protection influenza

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia inicia a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza na próxima segunda-feira (23).

A ação, que aconteceria no mês de abril, foi antecipada em virtude do combate ao coronavírus.  Os idosos e profissionais de saúde serão os primeiros a serem vacinados.

O objetivo é facilitar e acelerar o diagnóstico da Covid-19, evitando que o sistema de saúde fique sobrecarregado.

É importante destacar que a vacina não protege contra o novo coronavírus, mas contra tipos de influenza (como o H1N1), ajudando no diagnóstico por eliminação dos sintomas em pacientes com suspeita de Covid-19.

O segundo aspecto diz respeito ao fato de que o número de pessoas com síndromes gripais seria muito maior se não fosse promovida a campanha de vacinação, com grande número de pacientes ocupando leitos no sistema de saúde.

O público alvo, portanto, representará aproximadamente 67,6 milhões de pessoas no Brasil. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis, com o propósito de reduzir internações, complicações e mortes na população alvo.

Em Nova Venécia

A estimativa populacional para a campanha em Nova Venécia é de 15.076 pessoas no total geral.

A vacina influenza é a medida de prevenção mais importante para proteger contra a gripe, além de contribuir na redução da circulação viral. Neste contexto a campanha de vacinação consiste em uma ação de interesse nacional, sendo os grupos prioritários atores sociais importantes no processo de prevenção e controle da doença.

A campanha contra a influenza será realizada no período de 23 de março a 22 de maio de 2020, sendo o dia 9 de maio o dia “D” de mobilização nacional.

Pontos de Vacinação em Nova Venécia

A população deve procurar a unidade de saúde com sala de vacina do bairro onde mora, mantendo um fluxo de atendimento de boa qualidade.

As unidades de saúde na cidade são as dos bairros Rúbia, Aeroporto, Altoé e São Cristóvão. No interior a vacinação acontece na unidades de Cedrolândia, Guararema, Cristalina e Patrimônio do XV. O horário de vacinação vai de 8h às 16h.

ATENÇÃO

Para a população que reside nos bairros Filomena, Bonfim, Beira Rio, Iolanda, Betania, Centro, redondezas do PA e demais moradores de Zona Rural, a vacina contra influenza será realizada naEMEF Veneciano, das 8h às 16h, devido à emergência em saúde pública vivenciada pelo país neste momento por causa do coronavírus. O objetivo é evitar aglomerações de pessoas em ambiente fechado. Por isso não haverá vacinação contra influenza na sala de vacina da Unidade do Centro de Saúde (Margareth).

Em 2020 a campanha será por etapas e grupos prioritários, conforme quadro abaixo:

Fases da EstratégiaGrupos PrioritáriosData para iniciar a vacinação por grupo
1° fase– Idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde.23/03
2° fase– Professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.16/04
3° fase– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, mães no pós parto,  pessoas com 55 a 59 anos de idade, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas  e pessoas com deficiência.09/05