Segunda fase de vacinação contra gripe começa nesta quinta-feira

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (influenza), antecipada pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil, entra em sua segunda fase nesta quinta-feira (16).

Nas unidades básicas de saúde de Nova Venécia, com sala de vacina, situadas nos bairros Margareth, Rúbia, Aeroporto, Altoé, São Cristóvão, além das instaladas no interior em Cristalina, Cedrolândia, Guararema e Patrimônio do XV, a vacinação do público desse grupo dois acontece de segunda à sexta-feira, de 8h às 16h.

O público-alvo desta etapa são pessoas das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica); Brigada Militar, polícias Civil e Federal, Corpo de Bombeiros e Força Nacional; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e portadores de outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade; caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivos e portuários.

O público-alvo deve comparecer aos locais de vacinação com documentos comprobatórios como: laudos médicos, carteira de habilitação (CNH), documento de identidade, crachá funcional, carteira de trabalho, contracheque, declaração do local de trabalho atestando a função. Vale ressaltar que os motoristas de aplicativo ou táxi não estão contemplados nesta etapa.

Idosos e profissionais da saúde que ainda não foram imunizados podem tomar a vacina até o final da campanha.

Terceira etapa

De acordo com o cronograma da campanha, divulgado pelo Ministério da Saúde, a terceira fase da vacinação se inicia no dia 9 de maio. A partir dessa data, que também será o dia D da vacinação em todo o Brasil, começa a imunização de crianças de seis meses a menores de seis anos incompletos, professores, pessoas entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes, puérperas e indígenas.

Pessoas do público-alvo que apresentarem qualquer sintoma respiratório não devem buscar a imunização neste momento. A orientação é para ficar em casa, em isolamento, até que os sintomas desapareçam.