PROCON e NOSSOCRÉDITO realizam orientações na zona rural de Nova Venécia

O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) e o NOSSOCRÉDITO de Nova Venécia realizaram, entre os dias 3 e 11 de outubro, uma ação de reconhecimento do comércio e orientação aos proprietários de estabelecimentos situados pelo interior do município.

A coordenadora do PROCON em Nova Venécia, Fernanda Cassa Rodrigues, visitou cerca de 90 estabelecimentos comerciais com o intuito de conhecer a realidade do interior do município para, futuramente, desenvolver ações voltadas para os consumidores e empresas, cumprindo assim o que determinam as leis consumeristas. Os temas abordados foram em torno de orientações básicas do CDC, como a disponibilização do Código do Consumidor, fixação de cartaz contendo os números do PROCON ES e do PROCON Municipal, bem como formas de pagamento, política de troca, entre outros.

“O objetivo do PROCON foi de conhecimento em termos quantitativos sobre o comércio do interior de Nova Venécia, bem como orientar os empresários sobre o que determinam as leis consumeristas, trazendo assim um equilíbrio entre comércio e cliente, favorecendo uma valorização não só do consumidor como também o próprio comércio que ganha prestígio junto a seus clientes”, disse.

Já a coordenadora do Programa NOSSOCRÉDITO, Aracele Altoé, visitou cerca de 200 comerciantes como bares, salões, supermercados, oficinas e padarias, apresentando e divulgando o Programa de Desenvolvimento de micro e pequenos empreendimentos, através de microcrédito com juros mais baixos do que os praticados no mercado.

“Muitas vezes o empreendedor que está no interior não tem conhecimento do Programa NOSSOCRÉDITO e as condições. Por meio dessa ação pretendemos criar condições para que o empreendedor possa se modernizar, qualificar e ampliar seus serviços, bem como realizar sonhos dos pequenos e médios empresários, avançando e fomentando a economia do município”, disse.

Procon Nova Venécia

O PROCON em Nova Venécia é um órgão auxiliar administrativo de poder executivo municipal e do Poder Judiciário e funciona para solucionar os conflitos entre o consumidor e fornecedor, ou seja, problemas, dificuldades em uma compra ou prestação de serviço. Sua função é a orientação dos consumidores, mas também é a mediação de conflitos nas relações de consumo e fiscalização dessas relações de consumo.  Para se abrir uma reclamação o consumidor deverá apresentar cópia de um documento com foto, CPF, comprovante de residência (conta de luz ou água) e toda documentação que envolva o problema em questão. Toda pessoa que tiver dúvidas ou se sentir lesado, deve contatar o Procon Municipal através do telefone 3752-9032, pelo facebook (https://www.facebook.com/procon.novavenecia.1) ou em nosso local, na Casa do Empreendedor, Rua Alegre, 56, Centro, sala 01.

O PROCON Municipal funciona de segunda à sexta das 8 às 17 horas. ATENDIMENTO ao PÚBLICO para formalização de RECLAMAÇÕES de segunda à quinta das 09 às 15 horas. O PROCON NÃO FECHA PARA ALMOÇO.

NOSSOCRÉDITO Nova Venécia

O NOSSOCRÉDITO oferece linhas de financiamento, que variam de R$200 a R$21 mil, para Microempreendedor Individual (MEI) e profissionais informais, para aquisição de mercadorias, equipamentos e capital de giro.

Pensando no incentivo ao empreendedor veneciano, o Banestes liberou quase R$ 900 mil no setor de microcrédito para o município de Nova Venécia, de janeiro a outubro deste ano, um aumento de quase 400% em relação a 2018, onde foram liberados mais de R$ 230 mil ao microempreendedor.

A agência NOSSOCRÉDITO funciona das 8h às 17h, na Casa do Empreendedor, Rua Alegre, 56, Centro, sala 03. Tel.: 3752-7068.