A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) vem alertando os consumidores(as) sobre uma onda de golpes que têm ocorrido nas compras online realizadas através de lojas do Instagram.
Nos últimos meses, diversos consumidores(as) têm relatado prejuízos financeiros ao serem vítimas de fraudes ao adquirir produtos por meio da popular rede social.
É do cotidiano das pessoas efetuarem compras na internet, uma vez que conseguem fazer do conforto de sua casa, sem precisar sair e pelo fato de terem melhores preços, mais variedades de modelos daquilo que se almeja adquirir, dentre várias outras vantagens, entretanto, deve-se tomar alguns cuidados, pois alguns consumidores da cidade têm sido vítimas de fraudes ao adquirir produtos. “Com a crescente popularidade das redes sociais, especialmente o Instagram, muitos empreendedores e pequenos negócios utilizam a plataforma como meio de comercialização de seus produtos. No entanto, essa praticidade também tem atraído criminosos que se aproveitam da confiança dos consumidores para aplicar golpes e obter lucros ilícitos “, pontua o coordenador do Procon Municipal.
Segundo relatos das vítimas, os golpistas criam perfis falsos de lojas virtuais, oferecendo produtos com preços atrativos e promessas de entrega rápida. Muitas vezes, essas lojas fraudulentas utilizam imagens e descrições de produtos legítimos para enganar os consumidores.
Após o pagamento ser realizado, no entanto, o produto não é entregue e o golpista desaparece, deixando os compradores lesados. O Procon de Nova Venécia alerta que é fundamental que os consumidores tenham cautela ao efetuar compras online, especialmente por meio de redes sociais, onde não se tem muitas informações sobre tais empresas.
É importante verificar a reputação da loja, buscar referências e comentários de outros compradores, além de verificar se a empresa possui informações de contato e um site oficial fora das redes sociais, bem como, efetuar pesquisas sobre a loja na internet e no site Reclame Aqui, onde normalmente é feito reclamações de consumidores mas, apesar de não ser um site oficial de algum órgão governamental ou do judiciário, é um espaço onde as pessoas podem efetuar reclamações. “Orientamos que as pessoas que sofreram golpes, devem efetuar boletim de ocorrência, bem como, buscar as vias judiciais para a tentativa de resolução do fato, através das informações que se obtêm da loja”, finaliza o coordenador.
Diante desse cenário, o Procon reforça a importância da educação e da conscientização dos consumidores sobre os riscos das compras online no Instagram, Facebook e demais redes sociais, incentivando a adoção de medidas de segurança e a busca por informações confiáveis antes de efetuar qualquer transação comercial.
Em caso de dúvidas ou para mais informações, os consumidores podem entrar em contato com o Procon de Nova Venécia pelos canais oficiais disponíveis.