O Comando de Polícia Ostensiva Noroeste (CPO-NO) e a Superintendência de Polícia Civil Noroeste realizaram uma operação integrada na Região Integrada de Segurança Pública n.º 04 (RISP 04 – Região Noroeste) nas áreas do 2º, 8º e 11º Batalhões e das Delegacias Regionais da respectiva região, nesta quinta-feira (05).
A ação contou também com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar de Minas Gerais e órgãos da administração municipal dos municípios que compõem região de atribuição.
A operação teve como objetivo o direcionamento dos recursos disponíveis para o policiamento preventivo e repressivo da região noroeste do Estado, buscando oferecer maior visibilidade do aparato policial para a população, com o intuito de aumentar a sensação de segurança e reduzir as oportunidades e situações que concorram para as práticas delituosas. Também visou a otimizar a preservação da ordem pública mediante a presença integrada de vários órgãos da administração pública municipal e estadual, objetivando fiscalizar os aspectos necessários para a convivência humana nos espaços urbanos.
Especificamente, a atuação se deu no combate ao tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, delitos ambientais, cumprimento de mandados de busca e apreensão, cumprimento de mandados de prisão para captura de foragidos da Justiça.
O comandante do CPO-NO, coronel Edmilson Batista Santos, entende que a integração entre as Polícias Militar e Civil é fundamental para redução dos índices de criminalidade na região. Ressalta ainda que essas ações ostensivas materializam o compromisso de ambas as instituições na direção de melhorar cada vez mais a sensação de segurança da sociedade.
Ao todo foram empregados 305 policiais militares, em 95 viaturas. Já o efetivo da Polícia Civil foi de 59 policiais, em 20 viaturas. Foram detidas 34 pessoas e apreendidos 17 adolescentes. No total, 1227 pessoas e 844 veículos foram abordados. Foram apreendidas três Carteiras Nacionais de Habilitação e confeccionados 110 autos de infração. Também foram apreendidas 244 buchas de maconha, cinco armas de fogo, 63 munições e uma arma branca. Foram recuperados quatro veículos e cumpridos 31 mandados de prisão e 23 de busca e apreensão.