A Prefeitura de Nova Venécia por meio da Superintendência de trânsito, constantemente precisa fazer reparos em placas de trânsito. Frequentemente vem ocorrendo atos de vandalismo na Av. Guanabara, onde placas de trânsito vem sendo danificadas, tendo seus postes de fixação quebradas e, muitas vezes, as placas são levadas. Esta é uma triste realidade em nosso Município.
De acordo com o Coordenador municipal da Superintendência de Trânsito, essas placas têm em média durabilidade de sete a oito anos, porém, devido ao vandalismo, precisam ser trocadas bem antes. Ele enfatiza que as placas de trânsito trazem informações para orientar sobre as regras de tráfego, informar sobre as condições da via e alertar sobre proibições, restrições, obrigações no uso do local, dentre outras funções, tudo para tentar evitar e amenizar o índice de acidentes.
“Quem o pratica, não tem consciência de que aquele material está ali para evitar acidentes em trechos críticos, e tem como principal objetivo preservar a vida de pessoas inocentes, inclusive a do próprio vândalo”, afirma.
Vale observar que furtar, danificar ou destruir a sinalização é crime contra o patrimônio público, e quem for flagrado pode cumprir pena de seis meses a três anos de prisão, além de multa.
Um boletim de ocorrência já foi feito pela Prefeitura, e em breve começarão as investigações por meio de câmeras de segurança instaladas em vários pontos aos arredores da Av. Guanabara.
As placas, confeccionadas com material metálico e pintura refletiva, são colocadas em pontos onde existe maior necessidade de sinalização para os usuários, a prática de furto ou destruição da sinalização pode causar acidentes, pois as placas têm a finalidade de contribuir para a segurança e o bom fluxo do trânsito. As placas advertem os motoristas sobre o perigo e limitam a velocidade nos trechos perigosos, sem placa, o motorista fica desinformado e acaba desenvolvendo uma velocidade incompatível com o trecho perigoso.
A população pode denunciar o vandalismo ao patrimônio público por meio dos telefones 190. A denúncia é anônima.