Avenida será parcialmente interditada
As obras de pavimentação asfáltica e drenagem da Avenida Guanabara, em Nova Venécia, terão início na próxima segunda-feira (17) e os motoristas e pedestres devem ficar atentes. Com o início das intervenções, haverá alterações no trânsito.
A primeira interferência será em apenas um lado da via na parte que sobe para a Cidade Alta, no trecho desde a rotatória, próxima à farmácia São João, até à Casa do Construtor. A previsão é de que a via fique fechada por aproximadamente 45 dias. Nesse período, o outro lado da Avenida Guanabara vai funcionar como pista dupla, servindo de mão e contramão, dividido por telas, cones e fita zebrada.
A orientação da Superintendência de Trânsito de Nova Venécia é de que os motoristas que conhecem a cidade também optem por vias alternativas pelos bairros Margareth, Rúbia, Beira Rio e laterais para ter acesso entre Centro e Cidade Alta. “O transtorno é inevitável, porém podemos minimizar. Uma das maneiras é justamente trafegar pelos bairros laterais. Tudo será bem sinalizado, mas mesmo assim pedimos a colaboração e compreensão dos motoristas, pedestres e comerciantes durante os próximos dias”, disse José Antônio Monte Belo, superintendente de Trânsito de Nova Venécia.
Durante reunião na manhã desta sexta-feira (14), na Prefeitura de Nova Venécia, comerciantes estiveram com o prefeito Lubiana Barrigueira, o secretário de Planejamento, Edson Marquiori, e o técnico de produção e gerente da obra, Ubirajara Atanasio dos Santos, com o propósito de criar alternativas pensando no mínimo de transtorno possível.
“Sabemos que o comércio da Avenida será prejudicado nos próximos dias, mas precisamos executar essa obra que a população veneciana tanto aguarda. Vamos ter transtornos nesse período de obras, mas após a conclusão teremos boa infraestrutura para sempre, acabando com os danos causados principalmente no período das chuvas e os acidentes envolvendo caminhões pesados”, afirmou o prefeito Barrigueira.
Investimento
O projeto prevê investimento de quase R$ 7 milhões em obras de infraestrutura e é proveniente de convênio firmado junto à Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). As intervenções contemplam ainda um trecho da Avenida São Mateus e a construção de uma contenção, também na Avenida Guanabara, localizada no bairro Beira Rio.
O secretário de Planejamento, Edson Marquiori, falou da incessante busca pelo convênio. “Fomos a Vitória várias vezes para resgatarmos esse convênio que já havia sido assinado pelo Casagrande durante seu primeiro mandato. A obra da Avenida Guanabara é mais uma de grande relevância para Nova Venécia e toda a região. É importante que os motoristas e pedestres redobrem a atenção naquele trecho nesse período já que é preciso fazer essa obra que visa o bem comum. Depois de pronta, o benefício será enorme com mais segurança e mobilidade para todos nós”, finalizou Marquiori.
O responsável pela obra se colocou à disposição dos comerciantes e moradores para resolver qualquer imprevisto que possa surgir durante a obra. “Qualquer dificuldade podem entrar em contato comigo e nos procurar no local para vermos juntos o que poderá ser feito para resolvermos qualquer problema que possa surgir. Vamos adiantar ao máximo a obra para que possamos diminuir o período de transtornos”, garantiu Ubirajara.
A obra conta com 1.200 metros de extensão, 18.222,09 metros quadrados de pavimentação asfáltica, 2.043 metros de rede de drenagem, 5.106,11 metros quadrados de calçada cidadã, 70 metros de contenção em solo grampeado e sinalização horizontal e vertical.