Nova Venécia bate meta de vacinação com mais de 90% do público-alvo imunizado contra a gripe

A Secretaria de Saúde de Nova Venécia bateu a meta de vacinar pelo menos 90% do público-alvo contra a gripe, conforme recomendou o Ministério da Saúde. A campanha se encerrou na última sexta-feira (31).

Ao todo, foram vacinadas 11.770 pessoas do grupo prioritário, representando 91,08%. A partir de segunda-feira (3), a vacinação será aberta para toda a população com as doses remanescentes. Mas a oferta acontece apenas enquanto durar o estoque, já que a quantidade é pequena devido à alta cobertura vacinal.

De acordo com o secretário de Saúde, André Fagundes, a adesão da população foi satisfatória. “Agradecemos toda a nossa equipe que se empenhou para conseguirmos alcançar a meta. Nossos agentes de saúde tiveram papel muito importante informando os moradores. O desempenho durante a campanha foi fundamental para o sucesso”, disse.

Para a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza deste ano, foram estabelecidos como grupo prioritário crianças de 6 meses a menos de 6 anos de idade, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, indígenas, professores, funcionários do sistema prisional, presos e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e asma. Também passaram a fazer parte do público-alvo integrantes das forças de segurança e salvamento, incluindo policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

“Nosso principal objetivo foi alcançado. A gripe é uma doença séria e a vacina é imprescindível para evitarmos agravantes que podem até levar à morte”, finalizou André Fagundes.