O Cultura em Toda Parte 2024 chega à oitava etapa nas cidades do Espírito Santo. A caravana itinerante, na rota Circulação em Espaços Culturais, será em Montanha, entre esta segunda-feira (25) e o sábado (30), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Dom José Dalvit.
Uma série de atividades que fomentam e difundem a produção artística do Espírito Santo serão apresentadas. Na sequência, o projeto vai para Aracruz. Toda programação é gratuita. Os projetos que compõem a programação do Cultura em Toda Parte 2024 foram selecionados por meio de chamada pública da Secretaria da Cultura (Secult) e apresentam uma programação diversificada que passeia pela música popular e erudita, dança, teatro, literatura, patrimônio, performances, hip hop, cultura popular, circo, contação de histórias, oficinas, palestras, e outras atrações para a comunidade.
Apresentações culturais
A programação cultural em Montanha começa na sexta-feira (29), às 15 horas, com a apresentação de dança Batinga, de Elidio Netto, que é artista da dança e ativista pelo direito de fruição e amplitude social da cultura.
Sua proposta é realizar uma dança negra expandida e contemporânea capixaba. No sábado (30), a partir das 17 horas, Kika Amorim faz a contação de história Lendas de Arrepiar. Ela leva contos populares para público de classificação livre, prometendo alguns sustos com todo o tempero de suspense na apresentação. Logo após, Fabrício de Jesus apresenta o espetáculo Cantando Histórias de Forró, que conta a história de 19 anos do Grupo Estirpe da cidade de Mucurici, com proposta inserida de movimentos modernos, como acrobáticos, dinâmicos e passos contemporâneos, segundo o artista.
Fechando a programação, a contação de história Teatro de Formas Animadas, com Kaio Henrique Deolindo. De forma ágil e divertida, a contação tem como proposta mostrar de maneira lúdica as aventuras de um livro mágico, brincando com a imaginação e abordando a importância da arte.
Formações
Além da programação cultural, as atividades de formação também integram o Cultura em Toda Parte 2024. De segunda-feira (25) a sábado (30), a partir das 14 horas, acontece o curso de formação Interpretação Para Teatro, TV e Cinema, ministrado pela atriz, diretora artística e diretora de produção, Verônica Gomes.
Já no sábado (30), acontecem duas atividades de formação. A partir das 13 horas, Fábio Perere e Claudia Viuvanegra realizam a Oficina Contação de História Afro-Brasileira: Celebrando a Diversidade e Cultura. Depois, às 16 horas, Fagner Chaves apresenta a palestra Resistência: história e cultura indígena no Brasil.
Todas as atividades acontecem na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Dom José Dalvit e, tanto a oficina quanto a palestra, são abertas ao público. Sobre Montanha Na região Extremo Norte do Espírito Santo, Montanha está localizada a mais de 330 quilômetros de Vitória. No fim da década de 1940, madeireiros baianos chegaram ao local para procurar matéria-prima para comercialização, se instalando às margens do córrego chamado Montanha.
Com o surgimento de uma comunidade, os primeiros nomes foram Comercinho da Palha e Governador Jones dos Santos Neves. Na década seguinte, o local se tornou distrito, denominado Montanha, em alusão ao córrego. À época, era subordinado ao município de Mucurici. No dia 28 de dezembro de 1963, Montanha se tornou município, se desmembrando de Mucurici. No turismo do município, destacam-se a barragem Tutu Reuter (em Lajedo), a Cachoeira da Pedreira (em São Sebastião do Norte), o Mercado Municipal (em Nova Esperança), e a Lagoa Azul (em Vinhático).