Mais um grupo de produtores beneficiados com o programa de FIV junto ao Sebrae

O Sebrae acaba de renovar com a Coopeavi/Veneza o contrato para beneficiar mais um grupo de produtores por meio do programa de Melhoramento Genético de Fertilização In Vitro (FIV). Desta vez, 60 cooperados serão contemplados com transferências de embriões. Cada produtor terá direito entre três e dez fertilizações, conforme avaliação feita pelo próprio Sebrae.

No programa, o órgão custeia 70% de todo o processo, enquanto o cooperado arca com os outros 30%. A empresa responsável pela transferência é a In Vitro Brasil, atualmente referência no assunto, dominando 51% de todo o mercado mundial.

A ação é mais um importante passo, em benefício dos produtores que pretendem melhorar a genética do plantel leiteiro. A Coopeavi/Veneza, no papel de intermediadora, é pioneira no Espírito Santo nesse assunto, mas para ter sucesso, é fundamental o empenho dos cooperados.

Segundo o analista do Sebrae, Daywidson Stabenow, o ganho é imenso para o produtor. “É uma tecnologia cara e muitos não têm condições de arcar sozinhos. Neste procedimento o melhoramento genético do animal é adiantado em apenas uma gestação, enquanto da forma natural demoraria até cinco ou mais gestações. Além disso, o produtor tem somente o trabalho de preparar os animais. Os técnicos da In Vitro fazem todo o trabalho”, concluiu.