Inaugurado: Viveiro de Mudas de Nova Venécia conta com várias espécies

O Viveiro de Mudas da Prefeitura de Nova Venécia “Zoel Rodrigues” foi inaugurado no último domingo (28) e já conta com várias espécies de mudas de árvores nativas, como Cerejeira, Ipê, Jatobá, Castanha do Maranhão, Cedro Australiano, Boleira, Fruta do Conde, Pupunha, Peroba, Jacarandá, Sapucaia, Vinhático, entre outras espécies que já estão disponíveis para a população.

O governador Casagrande, o prefeito Lubiana Barrigueira, outras autoridades e familiares do homenageado Zoel Rodrigues durante o ato solene de inauguração

Uma solenidade de inauguração foi realizada para celebrar o importante momento. O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve no local, juntamente com a vice-governadora, Jaqueline Moraes, e participou ao lado do prefeito Lubiana Barrigueira, do secretário Municipal de Meio Ambiente, Pedro Gonçalves, deputados estaduais, secretários estaduais e municipais, vereadores, lideranças e familiares de Zoel Rodrigues, homenageado com o nome do viveiro.

O secretário da Pasta, Pedro Gonçalves, falou da importância de reativar o viveiro pensando no desenvolvimento sustentável. “Precisamos nos desenvolver de forma sustentável. Além do reflorestamento de áreas degradadas, precisamos olhar pela arborização da nossa cidade. Plantar árvores significa preservar os lençóis freáticos, o solo, a qualidade do ar, além de diversos outros benefícios ambientais. A população precisa entender o nosso propósito e utilizar o viveiro”, frisou.

Morador de Nova Venécia, Egisto Gava esteve no local e garantiu sua planta. “Fui muito bem recebido e os técnicos me orientaram sobre qual a melhor árvore que não danificaria a minha calçada. Optei por uma muda de ‘Chorão’, que as raízes não ficam expostas. O município está de parabéns pela iniciativa”, comemorou.

O viveiro foi todo remodelado e preparado para produzir milhares de mudas. A população também pode contribuir disponibilizando sementes para que as plantas sejam desenvolvidas com o propósito de intensificar a produção.

As mudas já estão disponíveis. Para adquirir, basta o interessado ir ao local. O viveiro fica no bairro São Cristóvão, atrás do antigo colégio Pequeno Mundo.

Plantando árvores você colabora para:

• Preservação e recuperação de ecossistemas degradados;

• Controle da erosão do solo e prevenção de deslizamentos de terra;

• Fornecimento de abrigo e alimentação para a fauna;

• Prevenção do assoreamento de rios e açudes;

• Retenção de poluentes da atmosfera;

• Valorização de imóveis;

• Redução do processo de aquecimento global;

• Embelezamento da paisagem e redução da poluição acústica em cidades;

• Controle de temperatura, mantendo-a entre 5 a 9 graus abaixo do registrado em regiões sem árvores.