É hora de planejar a alimentação do gado

O inverno se foi e com ele o período de estiagem hídrica. Estamos nos aproximando do verão, historicamente a estação mais chuvosa em nossa região. Gostaria de chamar a atenção do produtor para dizer que é preciso tirarmos o máximo de proveito dessa época.

É agora o momento de plantarmos alimento volumoso; cana, sorgo, milho ou alguma outra cultura, já pensando na próxima entressafra. É hora de recuperarmos as pastagens e fazermos reserva nesse período de fartura que está por vir.

Existe um ciclo natural. Teoricamente, a estiagem se encerra em 20 de outubro. Todos os anos sofremos com a escassez de água e, apesar de que 2019 tem sido um ano generoso, comparado a anos anteriores, não podemos esquecer da seca que nos castigou, chegando ao ápice em 2016 e 2017. A estiagem existe todos os anos e precisamos nos adaptar a essa realidade.

Planejamento é a palavra chave para que o produtor consiga minimizar o impacto da falta de água e consequentemente de volumoso no período da entressafra. Com comida disponível, também é possível poupar a pastagem, proporcionando um melhor desempenho de crescimento do capim.

O período de chuvas favorece a produção de leite a pasto, com um custo de produção mais reduzido. A dúvida é daqui a alguns meses, quando geralmente a pastagem diminui. A qualidade e o produtor dependem de suplementação. De fato, produzir  volumoso é  um esforço que requer iniciativa e recurso por parte do produtor, mas são ações que devemos tomar agora para que logo adiante não possamos sofrer consequências maiores, nos surpreendendo com períodos críticos de precipitação pluviométrica e queda de produtividade.

Por isso é importante planejar a produção da suplementação volumosa.

Erik Juliano Zottele Pagung

Diretor de Lácteos da Coopeavi