Donos de bares, restaurantes e similares de Nova Venécia iniciam movimento pelo fortalecimento do setor

Empresários donos de bares, restaurantes, lanchonetes e similares de Nova Venécia se reuniram nesta segunda-feira (22), no segundo encontro da categoria, e deram mais um importante passo no processo de união e criação da Avebares (Associação Veneciana de Bares e Restaurantes), que será criada em prol do fortalecimento da categoria.
O encontro aconteceu na Pizzaria Forno a Lenha e contou com a expressiva participação de 20 empreendedores, o que mostra que a categoria está empenhada na organização, com o propósito de fortalecer a categoria por meio do planejamento de ações e definição de estratégias voltadas para a expansão dos negócios.

O presidente da Assbares (Associação da bares e restaurantes de Colatina), Vinicius Lopes Antunes, esteve no encontrou a aproveitou para falar sobre a experiência que é ter uma organização onde os empreendedores do segmento se mantém unidos, todos com o mesmo propósito. “Nós somos outros hoje em dia, após a criação da nossa associação. Conseguimos coisas que jamais seriam alcançadas se estivéssemos cada um pensando em si. Hoje temos um grupo onde um socorre o outro, caso alguém precise de última hora. Conseguimos marcar reuniões de interesse do setor junto às autoridades, o que antes, sozinhos, seria inviável. Conseguimos organizar nossos festivais gastronômicos, o que movimenta, e muito, nossos estabelecimentos. Enfim, uma série de outras medidas que fortaleceram nossos empreendimentos”, afirmou.


A gerente do Senac de São Mateus, Geovana Segato, também esteve presente e falou sobre a forma com a qual a entidade pode contribuir após a consolidação da associação. “Um dos pontos mais cobrados pelos empresários é a questão da falta de mão de obra profissional. Com essa organização temos condições de trazer cursos profissionalizantes em diversas áreas para o setor, como garçons, chapeiros, atendentes, pizzaiolos, cozinheiros, entre outros, o que penso que seja o caminho ideal para sanar esse problema”, destacou.
O vereador Otamir Carloni (PSB), um dos principais entusiastas e mobilizador da categoria, agora planeja os próximos passos para concretização do projeto. “Agora que a categoria entendeu a necessidade, vamos pegar o estatuto e em seguida fundar a associação. Os empreendedores estão mobilizados e percebemos que eles realmente querem se organizar. Não tenho dúvidas de que com a associação consolidada, Nova Venécia dará um salto no tocante a bares, restaurantes e similares. Novos horizontes vão se abrir, com inúmeras oportunidades de desenvolvimento”, concluiu Carloni.

Também participaram da reunião o diretor Financeiro da Assbares, Eloi Junior Fioroti; a coordenadora do Sebrae em Nova Venécia, Ana Paula Lobo; o presidente da CDL, Jadimarcos Gaspar; e o vereador Anderson Salvador.

No fim da reunião foi formado um comitê de trabalho de elaboração do estatuto e preparação da assembleia de fundação da associação.