Complexo de armazéns da Cooabriel obtém certificação de mercado internacional

Após ser aprovada nas fases de auditoria, umas das unidades de armazenagem da Cooabriel agora é certificada Smeta. A cooperativa passa a integrar um seleto grupo de empresas, sendo reconhecida como um fornecedor socialmente responsável e cumprindo os pré-requisitos de certificação de uma das auditorias sociais mais utilizadas mundialmente. 

A certificação contempla o complexo de armazéns localizado em São Gabriel da Palha/ES. A modalidade na qual a cooperativa obteve certificação é a denominada “4 Pilares”, que avalia o cumprimento de preceitos relacionados a normas trabalhistas, saúde e segurança, ética nos negócios e meio ambiente. 

A auditoria SMETA (Sedex Members Ethical Trade Audit) é um procedimento criado pela Sedex, uma organização global sem fins lucrativos, com sede em Londres, que tem como foco a ética no comércio. A organização conta com um amplo sistema de compartilhamento de informações, com o objetivo de permitir que as organizações certificadas comprovem que suas práticas comerciais são ética e socialmente responsáveis. 

A gerente de exportação e sustentabilidade da Cooabriel, Renata Vaz, explica que essa modalidade de auditoria é direcionada à cadeia de suprimentos e que, pelo fato de ser mundialmente reconhecida, traz inúmeros benefícios. 

“Ter uma unidade armazenadora dentro dos padrões aceitos pela Auditoria Smeta significa que estamos cumprindo todos os pré-requisitos de ética comercial, de saúde e segurança, normas laborais e fatores ambientais, que são exatamente os pilares exigidos pelos mercados internacionais. Isso demonstra que a cooperativa tem buscado um processo de melhoria contínua e que o compromisso com o mercado é cada vez maior”, pontua Renata.

Diante do advento dos conceitos de sustentabilidade e da exigência cada vez maior por práticas éticas, transparentes e socialmente aceitas, obter a Certificação Smeta vem de encontro a esses pré-requisitos.  

Nesse sentido, de acordo com o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, “receber a certificação de uma auditoria reconhecida mundialmente pode facilitar o estabelecimento de parcerias e negociações comerciais, especialmente quando se trata de empresas que têm atuação no exterior”, avalia Bastianello. 

Tais aspectos podem contribuir significativamente na conquista de novos mercados e nas ações de exportação, conforme esclarece Renata Vaz. “Estarmos auditados contribui para o plano de abertura e manutenção dos mercados internacionais, que a Cooabriel iniciou em 2020”, finaliza Renata.