No último sábado (11), militares da 2ª Companhia do Batalhão da Polícia Militar Ambiental estiveram em São José de Mantenópolis, no município de Mantenópolis, onde apreenderam 13 animais silvestres da fauna brasileira.
Na operação foram apreendidas as seguintes espécies: um canário da terra, quatro coleiros, cinco trinca-ferros, dois azulões, um caboclinho, além de 13 gaiolas. Todos os animais estavam mantidos em cativeiro sem autorização do órgão ambiental competente ou em desacordo com as normas regulamentares.
A ação foi realizada em patrulhamento motorizado, em atendimento a denúncias anônimas e ações preventivas, a fim de inibir ou coibir a manutenção de animais silvestres em cativeiro.
A polícia militar ambiental ressalta que a manutenção de animais silvestres, sem autorização do órgão ambiental competente ou em desacordo com as normas regulamentares, é conduta tipificada como crime ambiental na lei 9.605/98.
Além do atendimento de denúncias, o BPMA realiza constantemente policiamento ostensivo, visando prioritariamente fiscalizar, inibir e coibir a manutenção de animais silvestres em cativeiro e conta com o apoio da população na realização de denúncias através do telefone 181 (disque denúncia).