Vacinação contra gripe em Nova Venécia retorna por ‘drive thru’

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (influenza) está em sua segunda fase e a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia inicia a vacinação do público alvo por meio de “drive thru”, onde o paciente não precisa sair do carro para receber a dose.

A ação é mais uma medida do município de combate ao coronavírus (Covid-19). Quem puder ir de carro, pode passar na rua Ibiraçu, em frente à Unidade Central de Saúde de Nova Venécia, no bairro Margareth, das 8h às 16h, onde uma equipe está vacinando. É preciso apresentar o cartão de vacina.

O público-alvo desta etapa são pessoas das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica); Brigada Militar, polícias Civil e Federal, Corpo de Bombeiros e Força Nacional; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e portadores de outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade; caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivos e portuários.

A campanha entrou na segunda fase na semana passada nas unidades básicas de saúde do município que contém sala de vacina: bairros Margareth, Rúbia, Aeroporto, Altoé, São Cristóvão, além das instaladas no interior em Cristalina, Cedrolândia, Guararema e Patrimônio do XV. Nesses locais a vacinação continua acontecendo de segunda à sexta-feira, de 8h às 16h.

O público-alvo deve comparecer aos locais de vacinação com documentos comprobatórios como: laudos médicos, carteira de habilitação (CNH), documento de identidade, crachá funcional, carteira de trabalho, contracheque, declaração do local de trabalho atestando a função. Vale ressaltar que os motoristas de aplicativo ou táxi não estão contemplados nesta etapa.

Idosos e profissionais da saúde que ainda não foram imunizados podem tomar a vacina até o final da campanha.

Terceira etapa

De acordo com o cronograma da campanha, divulgado pelo Ministério da Saúde, a terceira fase da vacinação se inicia no dia 9 de maio. A partir dessa data, que também será o dia D da vacinação em todo o Brasil, começa a imunização de crianças de seis meses a menores de seis anos incompletos, professores, pessoas entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes, puérperas e indígenas.

Pessoas do público-alvo que apresentarem qualquer sintoma respiratório não devem buscar a imunização neste momento. A orientação é para ficar em casa, em isolamento, até que os sintomas desapareçam.