Trânsito de Nova Venécia passa por melhorias

Buscando atender as demandas de motoristas e pedestres e diminuir o índice de acidentes no município, a Prefeitura de Nova Venécia, juntamente com o Departamento de Estrada e Rodagem do Espírito Santo (DER-ES), está realizando modificações e levando alternativas de melhorias de trânsito em alguns pontos estratégicos da cidade.

Na semana passada, representantes do DER-ES estiveram no município para demarcar duas demandas mais urgentes. Uma lombada eletrônica será instalada na curva do Curtume, próximo ao Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), com uma sinalização completa de tachões até à curva que dá acesso a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Cesan. Também será colocada uma lombada eletrônica em frente a um posto de gasolina no bairro São Cristóvão. Nesses dois locais é registrado alto índice de acidentes.

As ações têm o objetivo de melhorar o acesso para os pedestres e controlar a velocidade dos veículos que transitam pelas vias. “A Prefeitura e o DER também estão trabalhando para melhorar as vias com a poda de árvores que ficam próximas às pistas e colocando mais faixas de pedestres em locais que foram escolhidos pela própria população”, disse superintendente municipal de trânsito, José Antônio Monte Belo (Costinha).

Melhor método para evitar acidentes é a prevenção

É muito importante que os condutores mantenham uma postura de direção defensiva e os pedestres também possam se conscientizar sobre o exercício de um comportamento seguro. A educação no trânsito não se limita apenas a ensinar regras de circulação, mas também deve contribuir para formar cidadãos responsáveis, autônomos, comprometidos com a preservação da vida.

“O ajuste da conduta deve acontecer não só por medo da multa, mas principalmente por saber que as escolhas no trânsito aumentam ou diminuem o risco de acidentes. Os motoristas precisam ser conscientes e trafegar nas vias sempre no limite de velocidade permitido. Os pedestres devem se manter atentos, contribuindo para um trânsito sem acidentes”, concluiu Costinha.