Projeto ‘Carnevale di Venezia – Máscaras Venezianas’ em pauta pela Prefeitura, Sebrae e Aderes

Em reunião realizada na última segunda-feira (09), na sede do Sebrae em Vitória, o prefeito Lubiana Barrigueira e o diretor de Cultura do município, Otamir Carloni, se reuniram com representantes da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e do Sebrae para discutir a parceria visando a execução do projeto ‘Carnevale di Venezia – Máscaras Venezianas’.

A ação é de iniciativa de Otamir Carloni, que desde 2019 tem buscado junto ao Sebrae uma parceria para tirar a proposta do papel. Depois de ampla discussão junto com a assessora do Sebrae, Izolina Passos; a gerente regional Norte do Sebrae, Clebia Pettine; a coordenadora do Sebrae de Nova Venécia, Ana Paula lobo; o diretor de Atendimento, José Eugênio Vieira; o superintendente do Sebrae, Pedro Rigo e o representante da Aderes, Eduardo Gomide, o projeto foi apresentado de forma detalhada e a parceria foi fechada, tudo com foco no desenvolvimento da economia criativa em Nova Venécia.

A ideia é promover capacitações, oficinas de produção, comercialização e a formação de um grupo de artesãs que deverá trabalhar a produção de máscaras venezianas como um elemento de identificação local, a comercialização como elemento de decoração e fantasia para a realização de eventos como bailes de máscaras.

“Após produzir as máscaras e os materiais, vamos introduzir o Carnevale di Venezia e um baile de máscaras dentro da programação da Cappitella com a perspectiva de que se torne um evento único na região sudeste do Brasil. Além da proposta do Carnevale, as máscaras também serão utilizadas durante a Serenata Veneciana como um elemento a mais de identificação local. Além da identidade ao nome do município, queremos estabelecer uma nova possibilidade de empreendedorismo através da produção de máscaras com foco na geração de renda”, afirmou Otamir Carloni.

Para o prefeito Lubiana Barrigueira, “são inúmeras possibilidades para o desenvolvimento da economia criativa e o turismo de eventos com benefícios direto para o comércio e toda cadeia produtiva do turismo”.