Prefeito e presidente da Cesan visitam bairro Aeroporto e falam de rede de coleta e tratamento de esgoto

Em visita a Nova Venécia nesta quinta-feira (20) o presidente da Cesan, Carlos Aurélio Linhalis (Cael) foi até o bairro Aeroporto, acompanhado do prefeito Lubiana Barrigueira, para conhecer as obras que estão sendo executadas no local e avaliar a possibilidade de ampliar sistema de esgotamento sanitário do município. Com o bairro Aeroporto inserido, a cidade de Nova Venécia terá cem por cento do esgoto tratado.

“É uma luta constante nossa. Um projeto ousado que antes contemplava apenas duas etapas. Conseguimos posteriormente a terceira etapa, que deverá começar nos próximos meses, inserindo os bairros São Cristóvão, Alvorada, Bela Vista e parte do Córrego da Serra. A quarta e última etapa é exatamente o bairro Aeroporto, contemplando todo o nosso município e é isso que buscamos”, disse o prefeito.

O presidente da Cesan elogiou os avanços das obras que estão sendo executadas no local e afirmou que a companhia está empenhada com ações de saneamento básico na maioria dos municípios do Estado e que o propósito é atender cem por cento a cidade de Nova Venécia. “A terceira etapa já foi aprovada e vamos licitar em breve. Agora estamos concluindo os levantamentos para licitarmos a quarta etapa e assim atender Nova Venécia em cem por cento. O município já está fazendo ações importantes no bairro Aeroporto e agora vamos somar para que possamos evoluir ainda mais”, afirmou Cael.

Quem também esteve no local foi o secretário Municipal de Planejamento, Edson Marquiori, que falou da importância da parceria do Governo do Estado para a execução de obras como esta. “São obras grandes que o município sozinho não consegue executar e por isso é fundamental essa parceria junto ao Governo do Estado. Queremos agradecer ao atual governo estadual, na pessoa do nosso governador Renato Casagrande e aqui, nesta obra do saneamento, ao presidente da Cesan, Cael, por terem voltado os olhares aos municípios do interior. Tantas obras que estão acontecendo em nossa região são provas disso. Esgoto tratado é qualidade de vida, é saúde”, finalizou Marquiori.

Com o sistema de tratamento de esgoto de Nova Venécia em pleno funcionamento, seis milhões de litros de efluentes deixarão de ser lançados diariamente sem tratamento na natureza, contribuindo com a saúde preventiva da população e a preservação dos recursos hídricos.