Nova Venécia terá ponto fixo para recolhimento de lixo eletrônico

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nova Venécia está preparando um local fixo para fazer o recolhimento correto do lixo eletrônico que não tem mais utilidade. O ponto de entrega fica em anexo ao Viveiro Municipal de Mudas, Zoel Rodrigues, localizado no bairro São Cristóvão, e funcionará de 7h às 16h, todos os dias da semana.

A iniciativa vai contribuir para que seja feita a correta destinação de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE). Os materiais recolhidos serão armazenados e, periodicamente, encaminhados à empresa ES AMBIENTAL, com sede em Linhares, pioneira e única no estado na gestão de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos.

Em uma ação realizada no ano passado, foram recolhidas três toneladas de lixo eletrônico no município

Quem possui em casa equipamentos antigos como celulares, carregadores, monitores, teclados, mouses, computadores, videogames, CD’s, DVD’s, vídeo cassetes, TV’s, micro-ondas, rádios, scanners, impressoras, caixas de som, aparelhos de ar condicionado, liquidificadores, ventiladores, geladeiras, fogões, entre outros objetos que não tenham mais utilidade, poderá levar até o local para o devido descarte.

Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado de maneira adequada.

O secretário de Meio Ambiente de Nova Venécia, Pedro Gonçalves, fala da importância de fazer a destinação ambientalmente correta. “Temos em nossas casas muitos materiais que não utilizamos mais e geralmente ficam só ocupando espaço. A gente precisa se desapegar e agora passamos a ter oportunidade de fazer aquilo que é correto. São objetos altamente agressivos se forem descartados de qualquer maneira no meio ambiente. Então peço a colaboração dos cidadãos venecianos para que possamos utilizar esse espaço para destinar esse tipo de resíduo, contribuindo assim para um meio ambiente cada vez melhor”, disse o secretário.

Materiais que não poderão ser descartados

O cidadão que for levar seu lixo eletrônico deve se atentar para alguns objetos que não poderão ser descartados: pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, cartuchos, toners de impressoras e tubos de imagem de televisores.

Pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes devem ser devolvidas no mesmo local onde foram compradas, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos, com base na Lei 2.305.