Nova Venécia será o primeiro município do Norte do Estado a ter Fundo Municipal de Cultura

Mais um importante passo foi dado pelo município de Nova Venécia no tocante à criação do Fundo Municipal de Cultura. Nesta segunda-feira (16) o prefeito, Lubiana Barrigueira, acompanhado do secretário de Administração, Irineu Luiz Zotelle, do coordenador Cultural, Otamir Carloni e servidores da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, recebeu na sala de reuniões da Prefeitura o gestor de Escritório Avançado da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) na Região Macro Norte, Herialdo Plotegher, para traçar as próximas etapas para a criação do Fundo.

Nova Venécia já tem a lei para a criação aprovada na Câmara de Vereadores. O próximo passo é justamente organizar, elaborar e focar na gestão para criar o Fundo e assim os mecanismos de financiamentos a projetos culturais do município que visam fomentar, estimular e potencializar a produção cultural, formação e qualificação de artistas e gestores culturais, permitindo o acesso gratuito às ações culturais traçadas em editais.

Durante a reunião, Otamir Carloni falou que a iniciativa é primordial para o fortalecimento da cultura local. “Um dia de boas perspectivas para  estabelecermos as ferramentas necessárias para a sustentabilidade e o desenvolvimento cultural veneciano como um todo. O prefeito foi muito receptivo à proposta do fórum, conselho, fundo e plano de cultura. Ele garantiu a regulamentação do fundo e R$50 mil para início de seu funcionamento. Com isso, Nova Venécia será o primeiro município do Norte do Estado a usar os editais como forma de fomento e incentivo à cultura. Agradecemos a presença do Herialdo, representando a Secult, que é um grande parceiro na condução e orientação dos trabalhos para concretizarmos esse sonho. O próximo passo é a realização do fórum permanente de cultura e a constituição do Conselho Municipal para, a partir daí, fazermos o planejamento e criarmos de fato o Fundo”, almeja Carloni.

Segundo Herialdo, a Secult está aí para auxiliar no que for preciso. “Nova Venécia já está um passo à frente com a lei aprovada. Com esse aval do prefeito nos colocamos à disposição com assessoria técnica para auxiliarmos na gestão desse importante projeto para a classe cultural. Hoje no Estado tem os municípios de Vitória e Cachoeiro de Itapemirim que já possuem um fundo voltado para a cultura e agora Nova Venécia tem esse grande privilégio de ser o primeiro do Norte para rodar esse projeto”, planeja o gestor de Escritório da Secult.

Como deve funcionar

Os projetos culturais serão propostos por pessoas físicas ou jurídicas que são domiciliadas no município nas áreas de música; teatro; dança; cultura popular; artesanato; artes visuais e design; cinema e vídeo; comunicação e formação em cultura; museus e espaços de memória; enfim, arte em geral.

A inscrição dos projetos ocorre através de editais onde os inscritos são avaliados por meio de critérios por uma comissão e os projetos selecionados recebem recursos para a execução de seus projetos culturais.