Nova Venécia recebe comitiva de Nova Veneza-SC para oficializar acordo de irmanação

Comitiva de Nova Veneza participará dos festejos da 3ª Cappitella de Nova Venécia

O prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, recebe nesta sexta-feira (23), no município, a comitiva da cidade de Nova Veneza–SC para a 3ª Cappitella – Festa do Capelletti e da Tagliatella que acontece entre os dias 22 a 25 de agosto. O prefeito Rogério José Frigo, a primeira-dama, Sidnei Vitória Ghellere Frigo, os vereadores César Augusto Pasetto (presidente da Câmara) e Aroldo Frigo Júnior, os secretário de Administração e Finanças e de Cultura e Turismo, Osnir Angelo e Susan Bortoluzzi Brogni.  

Além de participar das festividades, os integrantes do poder público de Santa Catarina participarão da solenidade de promulgação da lei nº 3.524 de 18/07/2019, que dispõe sobre a irmanação de acordo de cooperação entre os municípios de Nova Venécia/ES e Nova Veneza/SC que acontece na sexta-feira (23) as 21h30. A permanência da comitiva é até o último dia da Cappitella (25).

A proposta é que os municípios, que têm em comum a origem com a colonização italiana, possam se unir e firmar parcerias para o desenvolvimento de atividades voltadas para alavancar a cultura e o turismo.

Conforme Otamir Carloni, integrante da comissão da 3ª Cappitella, o acordo de cidades irmãs vai fortalecer os movimentos locais. “Temos aqui uma tradição italiana forte. Somos um caldeirão cultural e temos muita coisa que podemos trabalhar e que ainda está de certa forma, adormecida. Isso pode contribuir, e muito, com movimentos culturais como o Coral Italiano, grupos de danças, aulas da língua italiana e até o início do Carnevale Di Venézia. Além disso, o acordo favorece a educação, a economia, enfim, abre uma série de opções que vão além da cultura e turismo”, diz.

O prefeito Barrigueira disse que a iniciativa chega em prol do fortalecimento local. “Temos duas leis, uma sancionada lá e uma sancionada aqui. Um tratado de cidades irmãs, esse intercâmbio vai proporcionar uma troca de experiências e conhecimentos sociais e culturais. Vamos estreitar os laços entre os nossos povos, resgatando nossa cultura. Também quero parabenizar a todos os participantes da 3ª Cappitella de Nova Venécia, e que essa festa possa se tornar uma das maiores do estado”, conclui o prefeito.

O município de Nova Veneza-SC tem 15 mil habitantes. Apesar de pequeno, o local possui grande desenvoltura cultural e turística. Como os dois municípios foram colonizados por italianos, muita coisa em comum existe entre Nova Venécia-ES e Nova Veneza-SC. Cada um tem uma igreja Matriz de São Marcos, um Santuário da Mãe Peregrina e um Hospital São Marcos, fatos que evidenciam a irmandade.

Curiosidade

Outro fato em comum entre as duas cidade é o Leão de São Marcos. Cada município tem um monumento proveniente da Itália. Porém, o que chama a atenção na história é que o primeiro foi enviado para Nova Veneza-SC, mas acabou indo parar no Porto de Vitória e de lá veio para Nova Venécia, onde se encontra até hoje. Após o extravio, outro monumento praticamente idêntico foi novamente enviado para Nova Veneza-SC. Os dois leões ficam no portal das igrejas matrizes de São Marcos de cada cidade.