Nova Venécia presente na 15ª Feira Nacional de Agroturismo Rural (RuralTur)

O município de Nova Venécia está presente na 15ª Feira Nacional de Agroturismo Rural (RuralTur), realizada no município de Venda Nova do Imigrante, na região serrana do Estado. O evento começou nesta quinta-feira (21) e segue até o domingo (24), no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o Polentão.

Os municípios inseridos na região turística Pedras, Pão e Mel, entre eles Nova Venécia, estão com um estande que foi montado no local para apresentar aos visitantes tudo o que há na região, voltado para o turismo.

Quem visitou o estande foi o governador do Estado, Renato Casagrande, que recebeu das mãos do secretário de Cultura e Turismo de Nova Venécia, Anderson Sabino, alguns produtos genuinamente venecianos.

Sabino falou da participação na Feira. “Uma grande oportunidade de apresentarmos nossos produtos, nossa cultura e o nosso grande potencial turístico, que já foi muito bem mostrado por meio do Projeto Campo Vivo. Nossos empreendimentos receptivos estão ganhando evidência nesse evento, além do artesanato, queijos e doces para degustação dos visitantes, e produtos dos municípios de São Gabriel da Palha, Boa Esperança e Vila Pavão. É a nossa região muito bem representada”, destaca Sabino.

A Ruraltur é considera a maior feira de negócios do Turismo Rural no País, reunindo mais de 70 estandes. A programação conta ainda com seminário, visitas técnicas às propriedades rurais e espaço de culinária, onde os visitantes podem aprender e degustar receitas como feijão tropeiro, risoto de socol, entre outros pratos típicos de cidades do Estado.

Em sua fala no evento, o governador Casagrande destacou que é a primeira vez que a feira é realizada fora da região Nordeste. “A RuralTur é um evento nacional que, pela primeira vez, é realizada na região Sudeste e vem aqui para Venda Nova do Imigrante. Um evento que mostra o potencial turístico do Espírito Santo. Estamos recebendo iniciativas inovadoras. Está sendo lançada aqui no evento a primeira startup capixaba ligada ao turismo”, disse.

Além de produtos da agroindústria capixaba, os roteiros turísticos estão sendo divulgados e comercializados no evento. Apresentações culturais, orquestra, teatro, cortejo e o tombo da polenta também fazem parte da programação.

Paralelamente à feira, no auditório do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), acontece um seminário com temas relevantes para o setor. Na programação assuntos como a história do agroturismo capixaba, tropeirismo, relato da experiência do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul e do “Caminhos do Frio”, evento cultural itinerante no brejo paraibano.

A organização da 15ª RuralTur é do Convention Montanhas e da Associação de Agroturismo do Estado do Espírito Santo (Agrotures), com co-realização da Secretaria de Turismo (Setur) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Todas as informações detalhadas estão disponíveis no site do evento http://ruraltur.montanhascapixabas.org.br.