Nova Venécia entre as cidades capixabas mais transparentes no combate à Covid-19, de acordo com a Transparência Capixaba

O município de Nova Venécia aparece na sexta colocação no Ranking de Transparência no Combate à Covid-19, de acordo com levantamento feito pela entidade não-governamental Transparência Capixaba, com base no guia “Recomendações para Transparência de Contratações Emergenciais em Resposta à Covid-19”, produzido pela Transparência Internacional – Brasil, em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU).

Para chegar ao resultado, foi avaliada a transparência com relação às ações de combate a pandemia em 25 municípios capixabas com mais de 30 mil habitantes.

A pesquisa levou em consideração as boas práticas adotadas nas contratações emergenciais de transparência feitas pelos municípios. Na pontuação de 0 a 100, Nova Venécia ficou com 72,15, sendo relacionada entre os municípios conceituados como Bom, sendo os mais transparentes aqueles que se aproximam da nota máxima.

Entre as medidas adotadas pelo município estão a criação de uma área específica no site oficial para disponibilizar o boletim diário e ações, além de divulgação nas mídias sociais oficiais e junto à imprensa. No Portal da Transparência foi criada uma área específica que ganhou destaque para dar maior visibilidade às compras emergenciais relativas ao enfrentamento da pandemia.

“As informações relativas a contratos para ações de controle da Covid-19 estão disponíveis, e de fácil acesso, ao alcance de todos. Sempre primamos por transparência e esse resultado mostra, mais uma vez, que temos aprimorado nossos instrumentos de transparência pública”, disse o prefeito Lubiana Barrigueira.

No site da prefeitura: www.novavenecia.es.gov.br foi criada a aba ‘BOLETIM COVID-19’ para acesso às ações e boletins diários. Clicando em ‘TRANSPARÊNCIA’, o cidadão tem acesso ao Portal da Transparência onde encontra dados sobre contratações emergenciais com informações oficiais sobre aquisições, receitas e despesas em relação a ações de enfrentamento à Covid-19.