Na gestão de Lubiana Barrigueira Nova Venécia já ganhou 16 novas unidades de saúde

Outras obras estão em andamento

Cumprindo o compromisso feito ainda em seu primeiro mandato à frente da administração de Nova Venécia, o prefeito Lubiana Barrigueira segue priorizando a readequação e estruturação física das unidades e postos de saúde por todo o município, chegando agora praticamente na fase final, atendendo bairros na cidade e comunidades por todo o interior.

Durante esses seis anos e meio de governo, os cidadãos venecianos foram contemplados com construção, reforma e ampliação de 16 unidades de saúde, além das que estão em execução.

Uma das inaugurações mais recentes foi da Unidade de Saúde do bairro Bonfim ‘Famílias Lusquinho e Mazarini’. Moradora do local e presidente da Associação, Maria Benevides fala das vantagens. “Nós estávamos precisando dessa unidade, assim como todos os locais que também foram agraciados com mais qualidade nos atendimentos. Somos gratos pelo empenho do prefeito, do secretário e de toda a administração por essas reformas e ampliações que nos trazem mais qualidade de vida. Precisamos de pessoas assim, que olham por aqueles que mais precisam. Hoje temos ambientes confortáveis e somos muito bem atendidos pelos profissionais”, comemora.

As unidades contam com médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, salas de curativos, além da distribuição de medicamentos, atendimentos ambulatoriais, entre outros procedimentos.

De acordo com o secretário de Saúde de Nova Venécia, André Fagundes, o município entra em uma nova fase, agora com reformas e readequações nos pontos de apoio. “Todas as unidades maiores foram reformadas e ampliadas, além das que foram construídas. Realizamos esse grande sonho levando qualidade em saúde para milhares de famílias na cidade e interior. Agora, como desejo do prefeito, vamos iniciar as reformas e readequações nos pontos de apoio, que são estruturas menores, que existem espalhados em outras comunidades pelo interior como são os casos de Água Limpa, São Gonçalo, Patrimônio da Penha e Assentamento XIII de Maio. O principal propósito é levar um atendimento mais humanizado para mais próximo das famílias”, disse André Fagundes.

Com aproximadamente 50 mil habitantes, o município veneciano registrou o maior investimento em infraestrutura na saúde pública de sua história, beneficiando principalmente aqueles utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS). 
Para o prefeito Lubiana Barrigueira, a melhoria da qualidade nos atendimentos é nítida. “Desde em que estamos à frente do município temos dado a devida atenção à saúde, investindo bem acima dos 15% exigidos pela Constituição Federal do orçamento do município na área. Nova Venécia hoje é referência quando se fala de saúde, mas mesmo assim vamos continuar investindo e acompanhando de perto os trabalhos realizados para que a população continue sendo servida de maneira digna, com qualidade”, afirma Lubiana Barrigueira.

Além dos investimentos nas unidades de saúde, Nova Venécia recebeu a Rede Cuidar Norte e no momento está negociando com os governos estadual e federal sobre a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) que já está com a obra concluída, inclusive equipada com boa parte com os materiais necessários para iniciar os atendimentos. Tanto a Rede Cuidar Norte quanto a UPA 24 Horas, ficam no antigo Parque de Exposições de Nova Venécia, onde está sendo construída a Vila Olímpica.

Confira relação de obras já executadas:
• Ampliação e Reforma Posto de Saúde Antonio Faustino Gonçalves – Boa Vista;
• Reforma Unidade de Saúde Angelo Piassaroli – Bairro Margareth;
• Reforma e Ampliação Posto de Saúde Santa Frigini Cesar – Poção;
• Reforma e Ampliação da Estratégia de Saúde da Família André Brozzio – Patrimônio do XV;
• Reforma e Ampliação da Estratégia de Saúde da Família Carlos Scherrer Neto – Bairro São Cristovão;
• Construção da Estratégia de Saúde da Família Geraldo Lubiana – Bairro Aeroporto;
• Construção da Academia de Saúde Eudes Moreira Maciel – Bairro Rúbia;
• Reforma e Ampliação do Posto de Saúde Francisca Teixeira – Alto Muniz;
• Construção da Estratégia de Saúde da Família Wilson Dames Selia – Bairro Altoé;
• Reforma do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I;
• Ampliação e Reforma da Estratégia de Saúde da Família Famílias Lusquinho e Mazarini – Bairro Bonfim;
• Construção da Estratégia de Saúde da Família José Ferreira Machado – Cedrolândia;
• Construção da Estratégia de Saúde da Família Alcendino Lopes – Guararema;
• Construção da Unidade de Pronto Atendimento Porte I – UPA;
• Construção do Posto de Saúde Angélica Bis Gomes – Patrimônio do Bis;
• Construção da Unidade Estratégia de Saúde da Família João Cimadon – Bairro Rúbia.