Município orienta sobre regras de circulação em rotatórias

Visando alertar os condutores sobre as modificações realizadas no trânsito de Nova Venécia, a Prefeitura Municipal, por meio da Superintendência de Trânsito, orienta sobre o uso correto das rotatórias.

Elas são implantadas em áreas de cruzamentos, garantindo melhor fluidez dos veículos sem a necessidade dos semáforos. Mesmo sendo um importante instrumento viário, muitos motoristas ainda insistem em desrespeitar as regras de circulação da rotatória, ou se confundem quanto à preferência de passagem.

Em geral, aqueles que estão na via mais movimentada têm a preferência, enquanto os que seguem na via menos movimentada precisam aguardar para fazer a conversão.

Mas afinal, como garantir a correta utilização da rotatória?

O simples cumprimento da sinalização por parte dos condutores já seria o suficiente para resolver pequenos embates de preferência. Praticamente todas as rotatórias da cidade possuem uma placa de PARE em frente a cada um dos entroncamentos.

“A placa PARE é obrigatória e todos os condutores ao entrar em uma rotatória precisam parar. Se os motoristas respeitassem a sinalização, todos os sentidos da rotatória fluiriam igualmente, como deve ser. É importante lembrar que o desrespeito à placa é uma infração gravíssima, prevê multa e o acréscimo de sete pontos na CNH”, disse José Antônio Monte Belo, Superintendente de Trânsito de Nova Venécia.

De acordo com o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tem a preferência na rotatória aquele veículo que já estiver em circulação. Isso significa que o motorista que estiver parado deve aguardar aquele está na rotatória, independente se estiver na via mais movimentada ou não.

No caso de não haver ninguém em circulação e dois carros chegarem ao mesmo tempo, em acessos distintos da rotatória, a preferência será daquele motorista que estiver à direita.

Outra dúvida acontecerá quando acontecer a inusitada situação de todos os quatro veículos chegarem exatamente ao mesmo tempo aos acessos da rotatória. A regra do CTB permanece a mesma, só que, neste caso, é preciso uma dose de gentileza e educação no trânsito para resolver o impasse.

É importante frisar que estacionar/parar o veículo sobre rotatórias é infração grave, prevê multa, medida administrativa e remoção do veículo.