Mais de 30 mil pessoas participam 3ª Cappitella de Nova Venécia

A terceira edição da Cappitella de Nova Venécia – Festa do Capellete e da Tagliadella – levou mais de 30 mil pessoas às ruas do município durante os quatro dias, de 22 a 25 de agosto, de acordo com a organização do evento.

Concentração foi na Praça Adélio Lubiana

 A celebração dos 131 anos de imigração Italiana contou com uma programação variada com a realização do Enchefs, serenata italiana, desfile (Carrettino) pelas avenidas com quase duas mil pessoas, Barchettino (passeio de barco pelo Rio Cricaré), danças culturais, coral italiano, shows musicais, além da tradicional culinária italiana.

No sábado (24), mais de 30 famílias participaram do Carrettino, fazendo um percurso de mais de dois quilômetros com a distribuição de vinho, chopp, além de polenta, torresmo, biscoitos caseiros, linguiça, queijo, entre outros petiscos que foram preparados pelas próprias famílias. Após o desfile, o público mais uma vez se concentrou na Praça para aproveitar a recheada programação.

Durante o Barchettino no Rio Cricaré, a sinfonia o Sole Mio contou com a apresentação de músicos que desceram o rio encima de barcos, apresentando várias canções e encantando o público presente. Além disso, muita musica clássica italiana com a Charanga di Venécia, com integrantes da Lira Mateus Toscano. O público também pôde participar de passeios de barco pelo rio e a renda arrecada foi destinada para a Casa do Vovô.

Também aconteceram o Enduro do Elefante, organizado pelo Elefante Trail Clube, e o Giro da Cappitella, com atletas do grupo Eco Saúde e demais participantes.

Show e apresentações culturais aconteceram durante todos os dias do evento, com participação de grupos locais e convidados. Foram mais de quatro toneladas de comida italiana como o cappelete, taglitella, espaguete, frios, linguiça, polenta, minestra, panzerotto e diversas outras opções gastronômicas.

“Foi uma festa para entrar para história. A Cappitela já é uma das maiores do estado e queremos que ela continue encantando a todos nós. Pudemos celebrar e homenagear os imigrantes, famílias e toda a população do nosso município”, disse o prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira.

O presidente da AFECAPI, Otamir Carloni, agradeceu a todos que participaram do evento e fez um balanço do evento. “O resultado foi fantástico, a presença do público superou nossas expectativas, assim como a participação das famílias nessa edição. A cidade percebeu que é possível fazer um evento de qualidade. Nova Venécia mostrou que pode ser referência. Gratidão a todas as pessoas que ajudaram e contribuíram, ao comércio que enfeitou as ruas e a comissão da festa. Agora é começar trabalhar para 2020. Ver os erros e acertos e buscar aperfeiçoamento para próxima edição”, concluiu Carloni.

Enchefs

O Concurso Enchefs credenciou a chefe Marly Sena de Montanha/ES para disputar o Prêmio Doma que será realizado em março do ano que vem no Piauí. O público presente ainda pôde acompanhar as aulas shows e se deliciar com diversas receitas preparadas ao vivo pelos chefes premiados nacionalmente. A embaixadora do concurso é a veneciana Cirlei Benincá, que participou de todos os detalhes da organização desta etapa estadual.

Serenata

A Serenata Veneziana percorreu as ruas do Centro de Nova Venécia com muita música italiana até a área de evento, na Praça Adélio Lubiana, onde posteriormente foi realizada a solenidade de promulgação da lei nº 3.524 de 18/07/2019, que dispõe sobre a irmanação e acordo de cooperação entre os municípios de Nova Venécia-ES e Nova Veneza-SC. Uma comitiva do município catarinense participou do evento. A lei foi sancionada pelo prefeito Lubiana Barrigueira, com a presença do prefeito veneziano, Rogério José Frigo, e demais autoridades.

Missa Italiana

Uma missa em italiano foi presidida no domingo (25) pelos padres Domenico Salvador e Orlando Uliana, com participação do Grupo de Canção Italiana Augusto Zaché, grupo cultural mais antigo em atividade da cidade, com 40 anos de formação.