Inscrições para CNH Social abrem na próxima segunda-feira, dia 6

Nova Venécia terá dois pontos de atendimento para inscrever a população

O cidadão capixaba poderá ter acesso à Carteira Nacional de Habilitação gratuita a partir da próxima segunda-feira (6). O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual do Espírito Santo (Detran|ES), vai lançar o ‘Programa CNH Social 2019’ na próxima segunda-feira (6), durante solenidade realizada no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, às 10h.

Com o tema “Sinal Verde para sua Carteira de Motorista”, o programa oferece formação, qualificação e habilitação profissional para condutores de veículos, possibilitando acesso gratuito para pessoas de baixa renda à obtenção da primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro) e, para aqueles que já são habilitados, a adição de categoria A ou B e mudança de categoria C (caminhão com até 6 mil Kg), D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).

O superintendente de Trânsito de Nova Venécia, José Antonio Monte Belo, falou do Programa. “Serão disponibilizadas 5 mil vagas este ano. As inscrições serão feitas por meio do site do Detran ou nas Autoescolas. Dessa forma, o candidato não precisará ir até uma unidade de atendimento. Serão analisados alguns quesitos como renda familiar, número de componentes no núcleo familiar, entre outros”, destaca.

Para se inscrever no programa, será necessário que o candidato esteja inserido no CadÚnico – Cadastro Único do Governo Federal –, seja maior de 18 anos e tenha renda familiar de até dois salários mínimos.

Pontos de acesso em Nova Venécia

Com o objetivo de facilitar a vida de quem encontra dificuldades para ter acesso à internet, a Prefeitura de Nova Venécia vai disponibilizar dois pontos para atendimentos para fazer as inscrições dos cidadãos que pretendem tirar a carteira gratuitamente por meio do programa.

Um servidor do município vai ficar disponível na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, situada próximo à igreja Matriz de São Marcos, em frente à gruta. O outro ponto será na Casa dos Conselhos, localizada à Rua Calegari, Nº 75, bairro Rúbia – atrás do supermercado Economia. Os atendimentos serão das 8h às 11h e das 13h às 15h.

O secretário de Planejamento do município, Edson Marquiori, destacou a importância da CNH Social e a iniciativa do município em disponibilizar um espaço para atendimento, favorecendo também os jovens. “Nosso propósito é atender todos os cidadãos que precisam tirar carteira. É um programa para beneficiar as famílias menos favorecidas, então nada mais justo do que fazermos a nossa parte, ofertando condições para que todos possam ser beneficiados. O Governo do Estado está oferecendo o programa, e nós, enquanto administração municipal, estamos criando o acesso para que o cidadão se inscreva e consiga o benefício. Estamos abrindo portas e janelas de oportunidades para gente simples poder ter uma qualificação e possibilidade de renda, inclusive contribuindo para que nossos jovens possam ter melhores condições para conseguir o primeiro emprego”, finaliza Marquiori.