FBI procura suspeito de integrar al-Qaeda no Brasil

Itamaraty diz que egípcio está em situação migratória regular

O FBI anunciou nesta segunda-feira que busca no Brasil o egípcio Mohamed Ahmed Elsayed Ahmed Ibrahim, por suposta participação na organização terrorista al-Qaeda . A agência americana disse que o homem de 42 anos é acusado de oferecer apoio ao grupo desde 2013 e que se encontra no Brasil.

“Ele esteve, supostamente, envolvido no planejamento de ataques contra os Estados Unidos e seus interesses, e no fornecimento de apoio material para al-Qaeda desde, aproximadamente, 2013. Ele está no Brasil”, diz o comunicado do FBI.

O FBI disse que Mohmamed Ahmed “deve ser considerado armado e perigoso”.

Segundo a agência, o suspeito tem olhos castanhos, é magro, mede entre 1,83m e 1,88m e mantém barba aparada.  Quem tiver informações deve procurar um consulado ou embaixada americano ou um escritório do FBI.

Em nota conjunta, os Ministérios das Relações Exteriores e da Justiça do Brasil confirmaram que Mohamed Ahmed ingressou no Brasil em 2018. O comunicado informa que ele obteve  a autorização de residência, encontrando-se em condição migratória regular.

O ministério acrescentou que“o governo brasileiro está aberto a cooperar com as autoridades norte-americanas no que for solicitado, nos termos de nossa legislação, e está acompanhando o caso”.

Não há, por enquanto, informação sobre o local onde Ibrahim reside no Brasil nem sobre as atividades que ele exerce ou exercia em território nacional.