Escolas são premiadas durante Feira Verde

O projeto possibilitou economia de água de mil reais em escola da Rede Pública

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou na última terça-feira (11) o primeiro evento denominado Feira Verde no município. A ação aconteceu no Hortomercado Municipal.

Durante a Feira, foram expostos trabalhos elaborados por alunos das escolas municipais que concorreram ao Prêmio EcoLar Sustentabilidade nas Escolas da Rede Municipal de Nova Venécia, lançado no início do ano.

Uma solenidade marcou a premiação das melhores ideias sustentáveis com projetos que foram desenvolvidos dentro das próprias escolas.

Na modalidade de ensino multiseriado, as escolas premiadas foram: Santa Helena do Córrego Grande (3º lugar), EMEF Córrego do Ouro (2º lugar) e destaque para EMEF Santa Rita (1º lugar). Esta formada apenas por cinco alunos em seu corpo discente.

Já na modalidade ensino fundamental, as vencedoras foram: EMEF Stanislaw Zucolotto (3º lugar), EMEF Bairro Altoé (2º lugar) e destaque para a EMEF Veneciano (1º lugar) que conseguiu fazer economia de mais de mil reais mensais na conta de água.

As escolas campeãs ganharam notebook, máquina fotográfica e projetor como premiação.

“Todos os funcionários da escola e os alunos estão de parabéns. É uma ação proveniente do envolvimento de todos. Tivemos muito trabalho e nos esforçamos bastante para isso. É resultado de muita dedicação”, disse a professora da EMEF Veneciano, Luciana Comitre e Silva.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Nova Venécia, Pedro Gonçalves, o objetivo da adoção de boas práticas sustentáveis foi alcançado. “Foi surpreendente a adesão das escolas e o espírito de competitividade foi muito alto. Conseguimos alcançar o principal objetivo do projeto, tornando nossas escolas mais sustentáveis”, afirmou o secretário.

“Esse projeto possibilitou uma parceria mais longa e contínua com as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente trabalhando a educação ambiental, uma das obrigatoriedades curriculares. Essa é uma necessidade nos dias atuais, uma questão de sobrevivência e de conscientização. Que essa ideia perpetue entre os alunos, pais e toda sociedade”, disse Arilso Teixeira, secretário de Educação de Nova Venécia.

A iniciativa, puxada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, contou com parceria da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA). Outros parceiros: Polícia Militar Ambiental, Coopeavi, Cesan e Multivix.