Coopeavi elabora manual de boas práticas leiteiras

Não é novidade que os laticínios são uma nova frente de atuação da Coopeavi. O que você cooperado interessado em fornecer o produto à cooperativa ainda não sabe é que a Coopeavi está formulando um manual de boas práticas leiteiras. A veterinária Juliana Piassi, responsável pela qualidade do leite de campo, adianta algumas informações: “As boas práticas aplicadas à pecuária de leite consistem na implementação de metodologias adequadas a todas as etapas de produção do leite. O objetivo é garantir que o leite seja seguro e adequado para produção de seus derivados, para o consumidor final, e também que a empresa rural permaneça viável sob as perspectivas econômica, social e ambiental.

Os produtores de leite fazem parte da cadeia de produção de alimentos para o consumo humano. O leite é de extrema importância por ser completo e atende a populações de todas as idades.

Os pecuaristas devem, então, estar conscientes da segurança e qualidade do leite que produzem. As boas práticas apoiam a produção de leite que satisfaz as mais altas expectativas da indústria de alimentos e dos consumidores. As boas práticas na pecuária de leite visam assegurar, ainda, que o leite seja produzido por animais saudáveis, de forma sustentável e responsável em relação aos requisitos de bem-estar animal e sob as perspectivas econômica, social e ambiental. Portanto, a implementação dessas práticas é uma forma eficaz de gerenciar os riscos para as empresas rurais no curto e no longo prazo.

A Coopeavi desenvolveu orientações simples e práticas para aplicação das boas práticas na atividade leiteira, onde serão tratados assuntos como:

• Saúde animal;

• Higiene na ordenha;

• Nutrição (alimento e água);

• Bem-estar animal;

• Meio ambiente e

• Gestão da propriedade.

Cada tópico irá abranger as principais medidas para alcançar uma produção leiteira de qualidade, sustentável e responsável para toda a cadeia produtiva.