Conselho, Fundo e Plano Municipal de Cultura de Nova Venécia em debate junto ao Escritório Avançado da Secult

Visando otimizar as ações em prol do fortalecimento cultural veneciano, o diretor do departamento da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Nova Venécia (Sectur), Otamir Carloni,  recebeu, no último dia 29 de maio, o gestor do Escritório Avançado da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Herialdo Plotegher, que esteve no município veneciano para conhecer alguns espaços culturais: Biblioteca Municipal Dr. Eduardo Durão Cunha, Centro Cultural Casarão, Lira Municipal Matheus Toscano e Casa de Pedras do Perletti.

Além de visitar os locais, Plotegher participou de uma reunião junto ao departamento de cultura da Sectur para tratar sobre alguns encaminhamentos que já estão pré-definidos como a realização de um fórum municipal de cultura para otimização da eleição dos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais, a execução do Fundo Municipal de Cultura, a criação do Plano Municipal de Cultura e a formação de agentes culturais no município.

Todas as demandas discutidas foram levadas ao prefeito Lubiana Barrigueira, que foi bastante receptivo às propostas. O chefe do executivo veneciano ressaltou que o desenvolvimento do processo cultural é parte integrante do projeto Campo Vivo e que qualquer ação nesta direção merece toda atenção da gestão.

Para Otamir Carloni, os assuntos debatidos são prioridades a serem implantadas. “São ferramentas que darão um norte para o crescimento cultural veneciano, amparados por uma legislação específica e com a participação da sociedade civil”, pontuou.

Outro ponto que a Sectur vê nesta ação é a parceria com a Secretaria do Estado da Cultura que, por meio do Escritório Avançado, localizado em Conceição da Barra, deverá dar mais agilidade às prioridades apresentadas ao gestor Herialdo Plotegher.

Para o secretário da pasta municipal, Anderson Sabino, “foi uma interlocução bastante positiva que nos deixa bastante otimista para os próximos passos que Nova Venécia deve dar no campo cultural”.

ESCRITÓRIO AVANÇADO

O Escritório Avançado desenvolverá suas ações na Macrorregião Norte com atuação de atendimento a 16 municípios, o qual terá como missão atuar na articulação de dois eixos: ‘articulação institucional com os municípios para ampliação e fortalecimento das políticas públicas do campo da cultura’ e ‘potencializar o protagonismo e a autonomia da sociedade civil no processo de formulação, implantação e avaliação das políticas públicas em prol do desenvolvimento cultural local’.