Caminhada contra violência à pessoa idosa e exploração do trabalho infantil em Nova Venécia

Nesta quinta-feira, (13), as secretarias municipais de Educação e de Ação Social de Nova Venécia, por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e o Centro de Convivência do Idoso (CCI), realizaram uma caminhada de mobilização com o intuito de envolver a população veneciana nos movimentos que marcam o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho, e o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho.

A concentração aconteceu na Praça Adélio Lubiana, às 8h. De lá, os participantes seguiram para o Centro da cidade, passando pela ponte Cristiano Dias Lopes, e fazendo o encerramento na Praça do Imigrante.

A ideia do movimento é sensibilizar a sociedade para o combate às diversas formas de exploração infantil e violência contra os idosos. O movimento contou com as presenças dos secretários municipais: Edson Marquiori (Planejamento), Arilson Teixeira (Educação) e Márcia Santos (Ação Social), coordenador do CCI, Damião Bonomette, servidores municipais, idosos do CCI, alunos e profissionais de escolas da rede municipal, entre outros.

Na ocasião, o secretário de Educação, Arilso Teixeira, falou que a educação é o melhor caminho para as crianças e adolescentes. “Nossos jovens precisam estar nas escolas. Educação é o princípio para formarmos cidadãos. Trabalho é para adultos”.

O coordenador do CCI, Damião Bonomette, falou sobre os cuidados com a população idosa e a importância do desenvolvimento de políticas públicas. “Temos o dever de cuidar dos nossos idosos que são os nossos pais e avós. Trabalhamos fortalecendo o vínculo social e essa caminhada é um marco contra a violência, dignidade e respeito para com a pessoa idosa”, disse Bonomette.

A secretária de Ação Social, Márcia Santos, falou da importância de mobilizar a população para denunciar casos de maus tratos a idosos. “Precisamos denunciar. Não precisa ter medo. Isso é fazer o bem inserir o idoso de volta à sociedade. Todos merecem carinho e amor, além de termos muito o que aprender com eles”, finalizou a secretária.

Dezenas de idosos participaram da ação, entre eles, dona Olímpia Gonçalves, que completa 97 anos no próximo mês de agosto. “É um prazer para mim estar no CCI, convivendo com muitos amigos que fiz. Quero dizer que recebo todo o amor do mundo da minha família que está sempre comigo. Eu desejo que todos os idosos recebam o carinho também de suas famílias e que a violência tenha um ponto final para aqueles que sofrem”, lembra.

O movimento também fez referência contra o racismo na terceira idade. No final do movimento, idosas do CCI fizeram uma belíssima apresentação de dança afro na Praça do Imigrante.